Facebook russo VK incorpora um player de música nativo na rede social

Usuários podem compartilhar e fazer upload de músicas na rede social.

email facebook googleplus pinterest twitter whatsapp

Por Felipe Alencar, TechTudo

O VKontakte (ou VK), a rede social russa similar ao Facebook, anunciou novos recursos nesta sexta-feira (28). Além de ganhar um player de música nativo, a plataforma anunciou um redesign da sua seção de áudios, deixando-a mais intuitiva. O usuário poderá receber recomendações de faixas e usar o novo recurso de playlist. Assim como no Spotify, agora é possível criar listas de reprodução. Da mesma forma, uma única faixa pode ser adicionada a várias playlists de uma vez.

O sistema também é capaz de analisar os metadados das canções e baixar automaticamente imagens de capa e outras informações a respeito da faixa, como artista, álbum e ano de lançamento. As novidades já estão disponíveis para a versão web e nos apps da rede social.

Rede social russa, VKontakte recebe player nativo de música (Foto: (Foto: Divulgação/VK) ) Rede social russa, VKontakte recebe player nativo de música (Foto: (Foto: Divulgação/VK) )

Rede social russa, VKontakte recebe player nativo de música (Foto: (Foto: Divulgação/VK) )

Aplicativo do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no seu celular

As playlists poderão ser compartilhadas com seus amigos de duas maneiras: por mensagens privadas ou compartilhadas publicamente na sua timeline. Os seus amigos também poderão seguir sua playlist e acompanhar as atualizações — tudo muito parecido com Spotify e Deezer. A rede social também incluiu um contador de visualizações e plays que sua lista de reprodução recebeu.

A seção de áudio da VKontakte existe praticamente desde o seu surgimento. O recurso permite que os usuários façam o upload de arquivos de áudio sem restrições e também compartilhem músicas com os seus amigos. A função gerou problemas com pirataria, o que explica o lenciamento, em 2017, das músicas online.

Plataforma de áudio também está disponível na interface web (Foto: (Foto: Divulgação/VK) ) Plataforma de áudio também está disponível na interface web (Foto: (Foto: Divulgação/VK) )

Plataforma de áudio também está disponível na interface web (Foto: (Foto: Divulgação/VK) )

Segundo o Diretor de Operações do serviço, Andrei Rogozov, esta função “uniu pessoas com preferências musicais diferentes e lhes deu a habilidade de conversar, criar comunidades temáticas, procurar por faixas raras e distribuí-las sem limitação”.

O player de música é um destaque da plataforma russa quando comparada ao Facebook. A rede social de Mark Zuckerberg ainda não dispõe de nenhuma função nativa que permita que seus usuários ouçam música dentro de seus perfis. É possível, porém, acessar o Facebook pelo Chrome e adicionar o plugin Music for Facebook. A extensão inclui um player de música para ouvir suas canções favoritas enquanto navega pelo feed.

Via VKontakte

Facebook não abre no meu PC: o que fazer? Confira no Fórum do TechTudo.

MAIS DO TechTudo
CINEMA EM CASA!
Aparelhos com resolução 4K têm sistema operacional webOS e trazem apps da Netflix e YouTube
Foto: (Reprodução)
NOSTALGIA
Worms e Baldur's Gate são alguns clássicos que marcaram os PCs e agora estão disponíveis para Android e iOS.
Foto: (TechTudo)
PODEROSA!
Dispositivo pode ser conectados a notebooks, celulares e tablets, também por USB
PODEROSOS!
MiniPCs chegam ao mercado global em setembro, com preços a partir de US$ 299
AINDA É 4K
Televisões são ultrafinas com resolução 4K e HDR; preços ultrapassam os R$ 5 mil
Foto: (Divulgação)
JÁ VI ISSO ANTES...
Console da Microsoft ganhará acessórios transparentes e de cor azul água 
5G VEM AÍ!
Fabricante quer expandir conexão para Internet das Coisas e outras áreas além da telefonia móvel.
BANIDO PARA SEMPRE!
Sistema VAC pode banir de forma permanente usuários de Counter-Strike: Global Offensive que usem hacks ou cheats 
Foto: (Divulgação)