Fone de ouvido Bluetooth vale a pena? Veja detalhes sobre o acessório

Dispositivos sem fio são portáteis e resistentes, mas será que valem o investimento? Descubra.

email facebook googleplus pinterest twitter whatsapp

Por Isabela Giantomaso, para o TechTudo

Os fones de ouvido Bluetooth estão cada vez mais populares, os modelos podem vir com isolamento acústico, resistência à água e menus inteligentes. Principalmente com o lançamento do iPhone 7, que trouxe os AirPods, os acessórios sem fio passaram a ganhar visibilidade dos usuários, além de mais opções de marcas populares como Beats, JBL, AKG e Pulse.

Mas será que já está na hora de investir em um gadget Bluetooth? Confira, a seguir, detalhes sobre a conexão, qualidade de áudio, mobilidade, bateria e preço dos aparelhos wireless e descubra se um fone sem fio vale a pena para o que está procurando. Veja também para qual tipo de usuário os modelos sem fio são mais indicados.

Fone de ouvido Bluetooth vale a pena? Saiba tudo sobre o acessório sem fio (Foto: (Foto: Luciana Maline/TechTudo)) Fone de ouvido Bluetooth vale a pena? Saiba tudo sobre o acessório sem fio (Foto: (Foto: Luciana Maline/TechTudo))

Fone de ouvido Bluetooth vale a pena? Saiba tudo sobre o acessório sem fio (Foto: (Foto: Luciana Maline/TechTudo))

Conexão

A tecnologia Bluetooth é positiva, primeiramente, quando se trata de compatibilidade para conexão, já que grande parte dos celulares, tablets e até computadores e consoles de videogame possuem o recurso que permite emparelhar dois aparelhos independente de fabricante ou adaptador. Além disso, o padrão tem melhorado a cada ano, com versões que oferecem mais estabilidade e velocidade na transferência de dados.

No caso dos fones de ouvido, o alcance médio de um aparelho Bluetooth costuma ser de dez metros, distância que permite andar pela casa ou pelo escritório livremente sem problemas. Entretanto, como é uma tecnologia sem fio, pode haver interferências e bloqueios, como em paredes e portas, e o som, em alguns modelos, pode sofrer atraso de até três segundos na transmissão.

Qualidade de áudio

Headphones sem fio da Beats, comprada pela Apple, costumam entregam áudio de qualidade com graves intensos (Foto: (Foto: Divulgação/Apple)) Headphones sem fio da Beats, comprada pela Apple, costumam entregam áudio de qualidade com graves intensos (Foto: (Foto: Divulgação/Apple))

Headphones sem fio da Beats, comprada pela Apple, costumam entregam áudio de qualidade com graves intensos (Foto: (Foto: Divulgação/Apple))

Como ressaltado no ponto anterior, um dispositivo sem fio pode sofrer com interferências na transmissão de dados por conta de vários motivos. No entanto, em todo o mercado mundial já há modelos de fones Bluetooth que entregam qualidade de áudio excelente, com isolamento acústico e cancelamento de ruído, o que os transforma em bons aparelhos para músicas e ligações onde quer que esteja.

Aplicativo do TechTudo: receba as melhores dicas e últimas notícias no seu celular

Assim como em outros eletrônicos, a melhor opção é pesquisar pelas marcas antes de investir no acessório. Entre as mais populares no segmento estão a JBL, Beats e AKG, além da Samsung com o Gear IconX e da Apple com os AirPods, para quem tem o iPhone 7. Fabricantes como a Bragi ou com projetos no Indiegogo e Kickstarter também prometem qualidade de áudio superior. Uma dica antes de comprar é pesquisar pela empresa no Reclame Aqui para conferir relatos de usuários.

Mobilidade

O principal diferencial de um fone de ouvido Bluetooth é a mobilidade e praticidade que o acessório oferece ao deixar o usuário livre de cabos e com liberdade total para fazer qualquer movimento. Neste caso, o dispositivo wireless se torna um amigo de atletas e praticantes de atividades físicas.

Alguns modelos de fones Bluetooth são indicados para a prática de esportes e têm resistência à suor e chuva (Foto: Divulgação/ConduitSports) Alguns modelos de fones Bluetooth são indicados para a prática de esportes e têm resistência à suor e chuva (Foto: Divulgação/ConduitSports)

Alguns modelos de fones Bluetooth são indicados para a prática de esportes e têm resistência à suor e chuva (Foto: Divulgação/ConduitSports)

Além disso, a resistência à água de alguns modelos permite utilizar o gadget para correr na chuva ou, em alguns casos mais avançados, até mesmo nadar enquanto escuta as músicas preferidas. Para isso, há fones também com menus inteligentes para configurar o áudio no próprio dispositivo, sem precisar mexer no celular.

Bateria

Uma conexão Bluetooth exige bateria tanto do fone de ouvido quanto do aparelho em que vai ser conectado, como um smartphone. Assim, é importante ressaltar neste ponto que se o seu celular já está com a bateria viciada pode ser que com o acessório ela passe a durar menos ainda. No caso dos fones, os modelos costumam ter carga com duração de cinco a 30 horas, mas há alguns que oferecem um case portátil para recarregar o gadget em qualquer lugar.

Samsung Gear IconX tem case portátil para recarregador os fones de ouvido (Foto: Thássius Veloso/TechTudo) Samsung Gear IconX tem case portátil para recarregador os fones de ouvido (Foto: Thássius Veloso/TechTudo)

Samsung Gear IconX tem case portátil para recarregador os fones de ouvido (Foto: Thássius Veloso/TechTudo)

Dependendo do uso do acessório, é importante que o usuário escolha um aparelho com bateria suficiente para o tempo em que fica fora, já que a carga pode acabar a qualquer momento e deixá-lo sem um dispositivo para ouvir músicas ou fazer ligações. Além disso, vale ressaltar que um fone de ouvido Bluetooth se torna mais um gadget para deixar carregando durante a noite.

Preço

Quando se fala de fone de ouvido Bluetooth o preço é, infelizmente, sinônimo de qualidade. Apesar de estar se popularizando, a tecnologia ainda é nova e avançada, o que levanta o valor dos aparelhos. Assim, se você tiver um bom dinheiro para investir, pode encontrar um acessório com ótimo custo-benefício.

No Brasil, os modelos com qualidade de áudio têm preço entre R$ 300 e R$ 1.200. Há os gadgets intra-auriculares mais simples, ideais para a prática de esportes, os pequenos dispositivos como o The Dash e o Gear IconX, da Samsung, e os headphones mais pesados, como os da Beats by Dr. Dre e da JBL.

Conclusão

Fones intra-auriculares ou headphones Bluetooth valem a pena para mobilidade, qualidade e resistência (Foto: (Foto: Divulgação/Livv)) Fones intra-auriculares ou headphones Bluetooth valem a pena para mobilidade, qualidade e resistência (Foto: (Foto: Divulgação/Livv))

Fones intra-auriculares ou headphones Bluetooth valem a pena para mobilidade, qualidade e resistência (Foto: (Foto: Divulgação/Livv))

Se você ainda está na dúvida se um fone de ouvido Bluetooth vale a pena a resposta é sim, mas depende do seu objetivo. Para quem quer ficar longe de fios, com mais mobilidade, os dispositivos são uma ótima opção. Há acessórios com diversos modelos, cores, marcas, tamanhos, preços, funções e capacidades da bateria para agradar qualquer usuário — apesar de não ser um gadget indicado para profissionais de música, que trabalham em estúdios, por exemplo.

Para quem se preocupa com a conexão, ou a qualidade de áudio, hoje em dia o Bluetooth já oferece um padrão com menos chances de interferências — mesmo que elas sempre possam existir em aparelhos sem fio. Além disso, funções como cancelamento de ruído e isolamento entregam um som semelhante a muitos modelos com fio. Basta pesquisar pela marca antes de investir.

MAIS DO TechTudo