Fotos não aparecem nas buscas por hashtag no Instagram? Entenda

Há quem chame o problema de Shadow Banning, uma prática do Instagram que deixa seu perfil na sombra, não implicando em um banimento completo.

email facebook googleplus pinterest twitter whatsapp

Por Melissa Cruz Cossetti, da Redação

Em fóruns, no Facebook, no Twitter e no próprio Instagram as reclamações não param de crescer. Uma parte dos usuários afirma sem pestanejar: o Instagram está escondendo minhas fotos. Esse grupo faz o uso de hashtags para distribuir imagens e vídeos nos respectivos feeds das etiquetas, em busca da audiência de usuários que buscam pelas tags. Porém, quando procuram por suas fotos fazendo buscas pela hashtag, a foto não está lá. O que não quer dizer que a mídia se perdeu no feed de tantas fotos com a mesma marcação, mas sequer carregou neste feed. Um exemplo simples é quando o usuário destaca a hashtag #landscape e sua foto não aparece ao buscar pelo termo no aplicativo. Mistério?

Hashtags (Foto: Pond5) Hashtags (Foto: Pond5)

Hashtags (Foto: Pond5)

Aplicativo do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no seu celular

O TechTudo tenta desvendar. Questionado, o Instagram não retornou sobre o caso. Mas uma nota na página "Instagram for Business" já dá o tom da conversa. Há quem chame o problema de Shadow Banning, uma prática do Instagram que deixa seu perfil na sombra — não implicando em um banimento completo, em que o acesso ao app é interrompido. A princípio, para o dono da conta, tudo parece normal, mas ninguém parece ver fotos, comentários ou vídeos publicados.

Antes de mais nada, alguns pontos devem ser destacados:

  1. Se você estiver usando outro aplicativo para postar fotos e vídeos isso pode fazer com que as hashtags não funcionem. Portanto, tente usar o app original e evite publicar usando aplicativos de terceiros.
  2. Há um limite para o uso de hashtags. Cada post aceita até 30 tags.
  3. Números são permitidos em hashtags. Entretanto, espaços e caracteres especiais não vão funcionar. Use "hashtags compatíveis".

O Shadow Banning vem ocorrendo em contas de negócios. Mas não pense apenas em marcas e lojas. Profissionais como fotógrafos ostentam contas de Instagram recheadas de seguidores e o problema vem destruindo o engajamento nestes perfis. Isso quer dizer que as imagens marcadas com determinadas hashtags não são mais visíveis nas páginas de hashtag quando são visualizadas por alguém que não segue a conta que postou a foto. A foto é visível só para quem publicou a foto.

Entretanto, há relatos de dois tipos de casos:

1. A imagem aparece no índice da hashtag pouco depois de ser postada, mas depois desaparece alguns segundos mais tarde para que ninguém, nem mesmo a conta original, possa vê-lo no índice.

2. A imagem aparece no índice hashtag, mas é visível apenas para a pessoa que postou e seus seguidores já existentes. As pessoas que não estão seguindo não vêem a imagem no índice.

O que diz o Instagram?

Em post na página "Instagram for Business" (facebook.com/instagramforbusiness), a rede social admitiu que havia um problema, mas não ofereceu nenhuma solução. Pelo contrário, pediu que os usuários não voltassem seus olhos e suas estratégias para as hashtags — causando ainda mais dúvidas e irritação.

"Entendemos que os usuários tiveram problemas com a busca por hashtags que não exibiramos seus posts. Estamos continuamente trabalhando em melhorias em nosso sistema com os recursos disponíveis", dizia a nota, em fevereiro.

Ao desenvolver conteúdo, recomendamos que você se concentre em seu objetivo ou meta de negócios e não em hashtags

"Ao desenvolver conteúdo, recomendamos que você se concentre em seu objetivo ou meta de negócios e não em hashtags. Ter uma estratégia de crescimento que visa o público certo é essencial para o seu sucesso no Instagram", completa.

Post no Instagram Business confirma problemas com hastags (Foto: Reprodução/Facebook) Post no Instagram Business confirma problemas com hastags (Foto: Reprodução/Facebook)

Post no Instagram Business confirma problemas com hastags (Foto: Reprodução/Facebook)

A declaração causou certo desconforto, já que as hashtags são parte fundamental da divulgação de fotos e vídeos na rede social. Na sequência, o Instagram explica que bom conteúdo é "simplesmente bom e criativo". Sendo assim, segue os mesmos três princípios de qualquer canal de marketing: presença visual significante (logo, marca icônica, produto reconhecível), boas histórias (narrativa adequada ao produto) e pensamento criativo (para se destacar entre os demais).

Para encerrar, o post afirma que o Instagram aprecia compreensão e paciência neste assunto". Se você caiu neste link porque estava pesquisando sobre o tema, deve imaginar que a resposta não agradou na página oficial para negócios. E ainda ficou a questão: como encontrar o público se você não pode alcançar que ainda não segue a sua conta? O Instagram diz não ter previsão de ajuste.

E agora, tem solução?

Em respostas dirigidas aos membros do Facebook que reclamaram no post, o Instagram disse que, no momento, não há recursos disponíveis para corrigir o problema de pesquisa por hashtag. E que os seus usuários podem continuar relatando a questão aos engenheiros, via formulário de feedback, pois seria "a melhor maneira de informá-los sobre sua experiência" com o Instagram.

Há relatos de usuários que conseguiram "corrigir o problema" convertendo suas contas de negócios — que oferecem uma série de recursos analíticos — de volta para uma conta pessoal. Ou, ainda fazendo login a partir de um dispositivo diferente, com um novo IP, e desautorizando aplicativos de terceiros e métodos alterativos de publicação de fotos na rede social que não seja o tradicional.

Hashtags banidas do Instagram

Em 2013, o site The Data Pack criou uma lista colaborativa com as hashtags que foram proibidas pelo Instagram. Utilizando a API do software e uma série de termos populares, a página conseguiu uma relação com as hashtags que usuários não deveriam usar ao publicar uma foto, sob pena de não funcionar.

Há termos populares e inofensivos entre os que a rede social não autoriza, como por exemplo, #photography, #iphone, e o próprio nome do serviço, #instagram. Na época, o cofundador do aplicativo, Mike Krieger, disse que tais palavras não são permitidas porque apareciam em muitas imagens e pouco acrescentavam. “Paramos de prover feeds para tags que eram muito genéricas e não agregavam valor suficiente ao usuário final”, explicou Krieger em um post no blog do app.

As demais palavras envolvem palavrões, drogas, bullying, suicídio e automutilação. A lista completa você pode conferir em thedatapack.com/banned-hashtags-instagram. Nestes casos, as hashtags sequer geram feeds de busca, mas muitas variações delas são encontradas facilmente com caracteres trocados, números no lugar de letras ou adicionais.

Qual a sua rede social favorita? Troque dicas no Fórum do TechTudo.

MAIS DO TechTudo