Por Isabela Giantomaso, para o TechTudo


O Google anunciou nesta semana uma certificação para câmeras 360º de 18 fabricantes, entre elas GoPro e Samsung. O novo selo 'Street View Ready' deve tornar a captura e publicação de imagens no software de navegação muito mais fácil, utilizando o aplicativo do serviço. A mudança deve ajudar tanto os usuários que querem compartilhar experiências quanto os que gostam de explorar o mundo com o Google Maps. Segundo a gigante de buscas, a novidade deve tornar o Street View mais vivo com menos fotos estáticas dos locais.

Street View poderá receber imagens de usuários feitas por câmeras 360º certificadas — Foto: Reprodução/Isabela Giantomaso Street View poderá receber imagens de usuários feitas por câmeras 360º certificadas — Foto: Reprodução/Isabela Giantomaso

Street View poderá receber imagens de usuários feitas por câmeras 360º certificadas — Foto: Reprodução/Isabela Giantomaso

Aplicativo do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no seu celular

Lançado há dez anos, o serviço de navegação captura imagens panorâmicas utilizando carros, motos ou barcos, e já registrou mais de três mil cidades ao redor do planeta. Agora, com a novidade nas câmeras 360 graus, qualquer usuário poderá otimizar o sistema de mapas ajudando a publicar recordações feitas enquanto andava na rua ou durante as suas férias, por exemplo.

De acordo com o Google, 20 dispositivos chegarão ao mercado até o final de 2017 com as certificações 'Street View Ready' separadas em quatro categorias.

O objetivo é que o nível de qualidade exigido no software não caia com a abertura para mais publicadores. Além disso, as colaborações de usuários dos mapas online devem ajudar a melhorar a sensação de tempo e espaço na ferramenta.

Como vai funcionar?

Street View Ready será dividido em quatro categorias de câmeras certificadas — Foto: Divulgação/Google Street View Ready será dividido em quatro categorias de câmeras certificadas — Foto: Divulgação/Google

Street View Ready será dividido em quatro categorias de câmeras certificadas — Foto: Divulgação/Google

Para oferecer a certificação 'Street View Ready' às 20 câmeras, o Google separou os selos em quatro categorias de acordo com a capacidade de cada dispositivo.

A primeira, 'Mobile Ready', será destinada aos aparelhos que podem publicar no Street View direto de um aplicativo para celular conectado, sem a necessidade de um desktop. Entre as câmeras habilitadas no grupo está a 360fly, com versões anteriores à venda no Brasil.

Já na categoria 'Workflow', onde as câmeras da Samsung e da GoPro devem se encaixar, basta apenas que o gadget suporte o upload para contas do Street View.

No caso da 'VR Ready', os equipamentos precisam ter capacidade de coletar dados de geometria para realidade virtual e o 'Auto Ready' ficará a cargo das câmeras personalizadas para capturas em carros.

Qual local você gostaria de ver no Google Street View? Comente no Fórum do TechTudo.

MAIS DO TechTudo