Google Lens: tecnologia usa a câmera do celular para fazer pesquisas

Recurso de pesquisa visual fornece informações sobre lugares e objetos diretamente pela câmera smartphone

email facebook googleplus pinterest twitter whatsapp

Por Camila Peres, para o TechTudo, Rio de Janeiro

O Google Lens foi uma das novidades apresentadas no Google I/O 2017 nesta quarta-feira (17). A tecnologia promete uma nova maneira de interação com objetos e pessoas à sua volta. Com o Lens, será possível fazer buscas visuais por meio da câmera do smartphone e obter informações além do que aparece na imagem.

Mas este recurso não é completamente novo para quem já faz uso de aplicativos do Google. O app Google Translate usa uma tecnologia semelhante para traduzir, de forma automática, as palavras aparecerem no visor da câmera. A Samsung também tinha uma proposta similar com sua assistente virtual, a Bixby. No entanto, em nossos testes, a função não se mostrou muito útil.

Usuário poderá fazer pesquisar através da câmera do smatphone (Foto: Divulgação/Google) Usuário poderá fazer pesquisar através da câmera do smatphone (Foto: Divulgação/Google)

Usuário poderá fazer pesquisar através da câmera do smatphone (Foto: Divulgação/Google)

Aplicativo do TechTudo: receba as melhores dicas e últimas notícias no seu celular

Com o Lens, o usuário poderá pesquisar sobre um restaurante, e o app não vai dizer somente o nome do lugar ou o endereço. Além desses dados básicos, você terá acesso ao cardápio, saberá o tempo estimado de onde você está até o lugar, se há mesa disponível, qual o horário de funcionamento e outros detalhes.

A tecnologia chegará, aos poucos, em todos os aplicativos do Google. O primeiro será o Google Fotos, para que, por meio da biblioteca do usuário, o app possa fazer reconhecimento de novos dados, como objetos e lugares que frequenta. Em seguida, a empresa levará a novidade para o Google Assistente, permitindo novas interações e pesquisas.

Vale lembrar que os aplicativos Word Lens, que permite traduzir frases através da câmera, sem precisar digitar; e o Google Goggles – que usa a câmera para obter mais informações sobre pinturas ou produtos lendo o código de barras, foram precursores do Lens.

Como procurar pessoas por foto ou nome? Usuários trocam dicas no Fórum do TechTudo.

MAIS DO TechTudo