Por Filipe Garrett, para o TechTudo


email facebook googleplus pinterest twitter whatsapp

Integrantes do Project Zero, do Google, identificaram uma falha de segurança grave que afeta o Windows Defender. A brecha consiste em driblar o mecanismo de defesa do antivírus da Microsoft, dando margem para que invasores infectem computadores com aplicações maliciosas, que podem não apenas assumir o controle da máquina, como ainda se multiplicar e se espalhar via rede. Informada do problema, a Microsoft liberou uma correção que está disponível via Windows Update para usuários dos Windows 7, 8.1, RT e 10.

Verifique a versão do seu Windows Defender: você pode ficar tranquilo se for igual, ou superior, que a 1.1.3704.0 — Foto: Reprodução/Filipe Garrett Verifique a versão do seu Windows Defender: você pode ficar tranquilo se for igual, ou superior, que a 1.1.3704.0 — Foto: Reprodução/Filipe Garrett

Verifique a versão do seu Windows Defender: você pode ficar tranquilo se for igual, ou superior, que a 1.1.3704.0 — Foto: Reprodução/Filipe Garrett

Um eventual vírus que tirasse proveito dessa vulnerabilidade poderia ser distribuído via página de Internet, e-mail ou mensagem instantânea. Segundo os especialistas, o malware seria capaz de enganar o Windows Defender, forçando que o antivírus executasse um código malicioso capaz de infectar o computador.

Versões corporativas do Windows, ou que falam uso do Control Flow Guard (CFG), são menos propensas a oferecer essa vulnerabilidade, dada a forma diferenciada pela qual o sistema operacional monitora a execução de códigos.

Para evitar qualquer risco relacionado a esse problema, o usuário deve realizar a atualização do seu sistema operacional. A atualização via Windows Update de segurança foi liberada pela equipe da Microsoft na segunda (8) e deve chegar automaticamente para quem não tem tanta pressa em poucos dias.

Como escolher um bom antivírus; vídeo

Como escolher um bom antivírus

Como escolher um bom antivírus

MAIS DO TechTudo
PARA GANHAR DINHEIRO
Plataforma de ensino de Gabriel "FalleN" Toledo oferece 17 cursos para jogadores de CS:GO, mas serviço não é de graça
Foto: (Divulgação/Valve)
BOAS COMPRAS!
A rede social também anunciou mudanças na aba "Explorar" para promover comércio no aplicativo
Foto: (Nicolly Vimercate/TechTudo)
SABIA DESSAS?
É permitido atrasar? Qual o limite de tempo para cancelar uma corrida sem ser cobrado? Confira as respostas para essas e outras perguntas.
Foto: (Carolina Ochsendorf/TechTudo)
SABIA DESSA?
Aprenda a usar a página de modelos do Office para baixar planilhas prontas para o Excel
Foto: (Pond5)
Mobile
Futuros compradores de iPhone XS, iPhone XS Max e iPhone XR poderão usar dois chips no mesmo telefone, desde que operadora ofereça suporte.
eSIM: entenda a tecnologia dos iPhones dual chip
Polêmica
Jogo inspirado por desenhos japoneses eróticos, o “hentai”, está liberado para compra
Lado a lado
Smartphone de entrada da Apple se parece com iPhone X e tem câmera de 12 megapixels com Modo Retrato.