Microsoft corrige bug no Windows Defender que deixava brecha no PC

Falha encontrada pelo Google permite que vírus escape da detecção do Windows Defender.

email facebook googleplus pinterest twitter whatsapp

Por Filipe Garrett, para o TechTudo

Integrantes do Project Zero, do Google, identificaram uma falha de segurança grave que afeta o Windows Defender. A brecha consiste em driblar o mecanismo de defesa do antivírus da Microsoft, dando margem para que invasores infectem computadores com aplicações maliciosas, que podem não apenas assumir o controle da máquina, como ainda se multiplicar e se espalhar via rede. Informada do problema, a Microsoft liberou uma correção que está disponível via Windows Update para usuários dos Windows 7, 8.1, RT e 10.

Verifique a versão do seu Windows Defender: você pode ficar tranquilo se for igual, ou superior, que a 1.1.3704.0 (Foto: Reprodução/Filipe Garrett) Verifique a versão do seu Windows Defender: você pode ficar tranquilo se for igual, ou superior, que a 1.1.3704.0 (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

Verifique a versão do seu Windows Defender: você pode ficar tranquilo se for igual, ou superior, que a 1.1.3704.0 (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

Um eventual vírus que tirasse proveito dessa vulnerabilidade poderia ser distribuído via página de Internet, e-mail ou mensagem instantânea. Segundo os especialistas, o malware seria capaz de enganar o Windows Defender, forçando que o antivírus executasse um código malicioso capaz de infectar o computador.

Versões corporativas do Windows, ou que falam uso do Control Flow Guard (CFG), são menos propensas a oferecer essa vulnerabilidade, dada a forma diferenciada pela qual o sistema operacional monitora a execução de códigos.

Para evitar qualquer risco relacionado a esse problema, o usuário deve realizar a atualização do seu sistema operacional. A atualização via Windows Update de segurança foi liberada pela equipe da Microsoft na segunda (8) e deve chegar automaticamente para quem não tem tanta pressa em poucos dias.

Como escolher um bom antivírus; vídeo

Como escolher um bom antivírus

Como escolher um bom antivírus

MAIS DO TechTudo
BIZARRO!
Eye Smartcase é um smartphone completo, com display de 5,7 polegadas e ficha técnica intermediária.
SÓ CRAQUES
Jogadores com canais no YouTube e Twitch ajudam a entender o jogo e dão dicas para melhorar.
Foto: (Divulgação)
AGENDA DE SHOWS
Confira datas e locais de apresentações de artistas de que você gosta.
Foto: (Divulgação)
CBLOL 2018
Blumers seguem invictos na competição. Atual campeã, KaBuM conquista a primeira vitória.
JOGOS
O console da Sony possui controles bem diferentes do padrão e alguns em formatos bem inusitados.
SUA PRÓXIMA PARADA
Lista traz preços de passagens aéreas em diversas companhias para oferecer ao usuário os melhores valores.
ESPORTS
O jogador brasileiro de CS:GO explica porque ficou fora da FaZe Clan na ESL One Belo Horizonte, em entrevista ao TechTudo
JOGOS
Títulos que todos aguardavam, mas que sequer foram mencionados, em algumas ocasiões.