Navegadores

Por Felipe Alencar, para o TechTudo


O Opera Max, assistente de aplicativos desenvolvido pela dona dos navegadores Opera (desktop) e Opera Mini (celulares), foi atualizado para a sua terceira versão e agora promete acesso ao Facebook com menos uso do limite de dados da rede 4G do smartphone. Além da economia na franquia mensal ou diária, o app também recebeu um novo design e novas ferramentas de gerenciamento de dados.

Opera Max 3 promove economia de dados ao acessar o Facebook — Foto: Felipe Alencar/TechTudo

O grande destaque dessa atualização é o recurso Saving for Facebook, que promete usar até 50% menos dados de seu plano ao acessar as páginas da rede social de Mark Zuckerberg. Isso é possível graças à VPN criada pelo aplicativo, que carrega todas as páginas do Facebook após elas serem reduzidas pelos servidores da empresa.

É importante destacar que o Opera Max 3 exibe a interface web do Facebook. Ou seja, se você acessar o seu perfil por meio do aplicativo oficial, não haverá economia de dados. é preciso abrir o Opera Max e então executar o Facebook a partir dele para que a VPN e os servidores façam a compressão das páginas.

A novidade tem potencial para beneficiar muita gente. Só no primeiro trimestre de 2017, o Facebook registrou 1,94 bilhão de usuários ativos por mês. É só questão de tempo para eles chegarem aos 2 bilhões. E boa parte dessa multidão acessa os seus perfis por meio de smartphones.

Em um pequeno teste, usamos o Facebook no Opera Max por aproximadamente cinco minutos e economizamos pouco mais de 4 MB. Em períodos maiores, a economia pode ser ainda maior e fazer o seu plano de dados durar até o fim do mês.

Como saber quem me excluiu do Facebook? Troque dicas no Fórum do Techtudo

Mais do TechTudo