Por Felipe Alencar, para o TechTudo


O Spotify, um dos maiores serviços de streaming de música, retirou uma conhecida função de seus aplicativos para dispositivos celulares e computadores e também do player na versão Web. A velha caixa de entrada (inbox), uma espécie de mensageiro interno do serviço, deixou de existir. Sua função era o compartilhamento de músicas e mensagens de textos entre os ouvintes de música online no Spotify.

"Como parte dos esforços contínuos para melhorar as funcionalidades gerais do Spotify, decidimos remover o recurso Caixa de entrada/Mensagens. Apesar disso, ainda é fácil compartilhar e conversar sobre a música do Spotify com amigos”, justificou a empresa, em nota.

Spotify inaugura nova forma de compartilhamento de músicas — Foto: Divulgação Spotify inaugura nova forma de compartilhamento de músicas — Foto: Divulgação

Spotify inaugura nova forma de compartilhamento de músicas — Foto: Divulgação

Aplicativo do TechTudo: dicas e notícias de tecnologia no celular

E agora?

Apesar de o Spotify ter excluído a função, ainda existem várias maneiras de compartilhar músicas. No aplicativo para desktop, por exemplo, basta clicar com o botão direito no item que você deseja compartilhar e daí clicar na opção “Compartilhar”. Por fim, em vez de usar o inbox do player, você terá que escolher a rede social ou mensageiro para compartilhar.

Já no navegador, também chamado de Web Player, é ainda mais fácil compartilhar música. Ao clicar com o botão direito na faixa, basta escolher a opção “Copiar link” e colar onde você quiser.

Nos aplicativos para celulares Android e iOS (iPhone) há uma nova maneira de compartilhar os álbuns, as músicas, as playlists e outras coisas: por meio dos códigos. Ao tocar no botão de três pontos do item que você deseja compartilhar, um QR Code irá aparecer logo abaixo da capa do álbum. Você pode escanear esse código diretamente com outro celular ou pode salvá-lo para compartilhar mais tarde. Isso pode ser feito com um simples print (screenshot) , guardado na galeria de fotos.

Gráfico de ondas do Spotify é um QR Code para compartilhar músicas — Foto: Divulgação/Spotify Gráfico de ondas do Spotify é um QR Code para compartilhar músicas — Foto: Divulgação/Spotify

Gráfico de ondas do Spotify é um QR Code para compartilhar músicas — Foto: Divulgação/Spotify

Depois, basta enviar para a pessoa que você deseja compartilhar a música. Para escanear o código, basta tocar em “Buscar” e em seguida tocar no ícone da Câmera. Daí é só apontar a câmera para o código que você recebeu e pronto, o aplicativo começará a executar a música.

Código fica abaixo da capa do álbum ou single que você está ouvindo — Foto: Divulgação/Spotify Código fica abaixo da capa do álbum ou single que você está ouvindo — Foto: Divulgação/Spotify

Código fica abaixo da capa do álbum ou single que você está ouvindo — Foto: Divulgação/Spotify

Via Spotify

Como importar playlist do Spotify para Google Play Music? Troque dicas no Fórum do TechTudo.

Mais do TechTudo