WhatsApp Status já tem mais usuários que Snapchat, diz Facebook

Recurso do mensageiro é usado diariamente por 15% dos usuários do famoso aplicativo.

email facebook googleplus pinterest twitter whatsapp

Por Filipe Garrett, para o TechTudo

A chegada do WhatsApp Status egou muitos usuários de surpresa e teve quem não gostou muito da novidade. No entanto, ao menos nas contas do Facebook, proprietário do app de mensagens instantâneas, o Status do WhatsApp — versão de Mark Zuckerberg para posts efêmeros — já tem mais adeptos do que o total de usuários do Snapchat, rede social que basicamente inaugurou e popularizou essa forma de interação. Em números, o Facebook afirma que, dos 1.2 bilhão de usuários do WhatsApp, ao menos 175 milhões usam o Status diariamente, algo equivalente a 15% do total. Nas contas do Snapchat, esse total de usuários diários ainda não passsou dos 160 milhões diários.

Chegada do Status desagradou quem usava a versão antiga para deixar recados, como Chegada do Status desagradou quem usava a versão antiga para deixar recados, como

Chegada do Status desagradou quem usava a versão antiga para deixar recados, como "ausente". Em seguida, o WhatsApp reintroduziu a funcionalidade (Foto: Tainah Tavares/TechTudo)

No WhatsApp, o Status funciona permitindo que usuários criem posts com mensagens e fotos que podem ser visualizadas pelos contatos. Entretanto, assim como em outras aplicações desse tipo de recurso, esses posts tem prazo de validade de 24 horas: depois disso, simplesmente deixam de existir.

Os Status do WhatsApp podem ser acessados numa aba dedicada na interface do mensageiro, de forma que acabam não interferindo no uso do app para aqueles que não desejam ver os status de amigos, ou mesmo criar os seus.

As informações referentes ao sucesso do recurso foram divulgadas oficialmente pelo Facebook no relatório de desempenho financeiro da empresa ao longo do primeiro trimestre de 2017. O Status no WhatsApp entrou no ar em fevereiro e a alta adesão dos usuários chama atenção justamente pelo fato de que o Status não é uma parte central da experiência de uso de troca de mensagens.

O sucesso do Status repete a algo que já tinha ocorrido com outra propriedade do Facebook: o Instagram Stories, também adaptando o conceito original do Snapchat, alcançou uma marca de 200 milhões de usuários, conforme anunciado no começo de abril. Um número que também supera o total de pessoas com contas ativas no Snapchat — que somava 158 milhões de contas à época do IPO, no mês de março, quando ainda era o líder em total de usuários.

MAIS DO TechTudo