Por Filipe Garrett, para o TechTudo


A chegada do WhatsApp Status egou muitos usuários de surpresa e teve quem não gostou muito da novidade. No entanto, ao menos nas contas do Facebook, proprietário do app de mensagens instantâneas, o Status do WhatsApp — versão de Mark Zuckerberg para posts efêmeros — já tem mais adeptos do que o total de usuários do Snapchat, rede social que basicamente inaugurou e popularizou essa forma de interação. Em números, o Facebook afirma que, dos 1.2 bilhão de usuários do WhatsApp, ao menos 175 milhões usam o Status diariamente, algo equivalente a 15% do total. Nas contas do Snapchat, esse total de usuários diários ainda não passsou dos 160 milhões diários.

Chegada do Status desagradou quem usava a versão antiga para deixar recados, como "ausente". Em seguida, o WhatsApp reintroduziu a funcionalidade — Foto: Tainah Tavares/TechTudo Chegada do Status desagradou quem usava a versão antiga para deixar recados, como "ausente". Em seguida, o WhatsApp reintroduziu a funcionalidade — Foto: Tainah Tavares/TechTudo

Chegada do Status desagradou quem usava a versão antiga para deixar recados, como "ausente". Em seguida, o WhatsApp reintroduziu a funcionalidade — Foto: Tainah Tavares/TechTudo

No WhatsApp, o Status funciona permitindo que usuários criem posts com mensagens e fotos que podem ser visualizadas pelos contatos. Entretanto, assim como em outras aplicações desse tipo de recurso, esses posts tem prazo de validade de 24 horas: depois disso, simplesmente deixam de existir.

Os Status do WhatsApp podem ser acessados numa aba dedicada na interface do mensageiro, de forma que acabam não interferindo no uso do app para aqueles que não desejam ver os status de amigos, ou mesmo criar os seus.

As informações referentes ao sucesso do recurso foram divulgadas oficialmente pelo Facebook no relatório de desempenho financeiro da empresa ao longo do primeiro trimestre de 2017. O Status no WhatsApp entrou no ar em fevereiro e a alta adesão dos usuários chama atenção justamente pelo fato de que o Status não é uma parte central da experiência de uso de troca de mensagens.

O sucesso do Status repete a algo que já tinha ocorrido com outra propriedade do Facebook: o Instagram Stories, também adaptando o conceito original do Snapchat, alcançou uma marca de 200 milhões de usuários, conforme anunciado no começo de abril. Um número que também supera o total de pessoas com contas ativas no Snapchat — que somava 158 milhões de contas à época do IPO, no mês de março, quando ainda era o líder em total de usuários.

MAIS DO TechTudo
JÁ CONHECE?
Rival do Sarahah já alcançou 600 mil downloads em janeiro de 2019
Foto: (Luciana Maline/TechTudo)
BAIXE AGORA!
Ferramenta disponibiliza stickers de corações, cartinhas de amor e beijos para enviar para a pessoa amada
Foto: (Eduardo Manhães/ Techtudo)
NOVIDADE!
Sistema adotará mudanças no visual e funções mais simples de usar.
Foto: (Carolina Ochsendorf/TechTudo)
POLÊMICA!
Hacks e cheats são proibidos no game; empresa pede que jogadores continuem denunciando contas irregulares
Foto: (Divulgação )
CAMPEONATOS
Apex Legends Twitch bateu recorde de audiência e consagrou a equipe de Ninja campeã.
Foto: (Reprodução / EA)
APPS
Desenvolvedores também se aproveitam de abuso a programa corporativo e distribuem versões gratuitas de Angry Birds, Pokémon Go e Minecraft
Foto: (Bruno De Blasi/TechTudo)
FACILIDADE!
Saiba detalhes sobre como ter a CNH Digital no seu aparelho e evitar dores de cabeça
Foto: (Divulgação)
JÁ CONHECE?
Caixa de som integrada e Internet por ondas de luz são alguns recursos presentes nos modelos. Preços variam de R$ 18 a R$ 3,3 mil.
Foto: (Reprodução/Kickstarter)
SERÁ?
Smartphone que marca décimo aniversário da linha Galaxy S deverá ter até quatro edições, todas com câmera dentro da tela. Lançamento será em 20 de fevereiro.
Foto: (Divulgação/Samsung)