Por Isabela Giantomaso, para o TechTudo

email facebook googleplus pinterest twitter whatsapp

O YouTube começou a testar nesta terça-feira (2) um novo visual para a plataforma de vídeos. Redesenhado com o Material Design, o layout recebeu mudanças para uma experiência mais simples, intuitiva e consistente. Além disso, recursos como o Dark Theme, função para deixar o fundo do site em modo escuro enquanto navega, devem chegar com mais facilidade aos usuários sem que seja necessário instalar plugins ou gambiarras no YouTube Gaming.

Pessoas de todo o mundo interessadas já podem ativar a prévia do novo design em suas contas para oferecer feedback ao Google antes da liberação geral da ferramenta para todos. As atualizações podem ser encontradas, por enquanto, nos menus laterais, nas páginas de canais e na barra superior de pesquisa.

YouTube libera teste de novo design e Dark Theme — Foto: Melissa Cruz / TechTudo YouTube libera teste de novo design e Dark Theme — Foto: Melissa Cruz / TechTudo

YouTube libera teste de novo design e Dark Theme — Foto: Melissa Cruz / TechTudo

O novo visual, segundo o YouTube, tem entre os princípios a simplicidade para que menos elementos distraiam o usuário durante a navegação entre vídeos. Esta mudança pode ser observada com espaços em branco ampliados na plataforma.

Na imagem abaixo, uma rápida comparação dos menus laterais permite conferir o design menos poluído na versão do YouTube para desktop. Ao lado esquerdo, o layout antigo, no direito a prévia do modelo em testes do "novo YouTube.

No lado esquerdo, o visual antigo do YouTube. No direito, o novo design em fase de testes — Foto: Reprodução/Isabela Giantomaso No lado esquerdo, o visual antigo do YouTube. No direito, o novo design em fase de testes — Foto: Reprodução/Isabela Giantomaso

No lado esquerdo, o visual antigo do YouTube. No direito, o novo design em fase de testes — Foto: Reprodução/Isabela Giantomaso

YouTube no modo escuro nativo

Além do novo layout, a função Dark Theme, conhecida em outros aplicativos como o Microsoft Edge e Twitter, também está disponível na prévia do YouTube. Ao alterar o fundo branco para o preto, os vídeos, de acordo com o Google, assumem as cores verdadeiras, sem interferências do brilho lateral branca da página.

Como ativar o novo visual do YouTube

Página do YouTube permite testar o novo visual antes da plataforma liberar o design para todos — Foto: Reprodução/YouTube Página do YouTube permite testar o novo visual antes da plataforma liberar o design para todos — Foto: Reprodução/YouTube

Página do YouTube permite testar o novo visual antes da plataforma liberar o design para todos — Foto: Reprodução/YouTube

Para experimentar o novo design do YouTube basta acessar o site "youtube.com/new" e clicar em "Try it now" (tente agora, em português). Certifique-se de estar logado na sua conta. Automaticamente a página será redirecionada para a tela inicial da plataforma com o layout atualizado.

Caso queira desabilitar a prévia do update abra o menu lateral direito clicando na sua foto de perfil no canto superior. No último item da aba vá em "Restore classic YouTube" (restaurar o YouTube clássico) para voltar à experiência anterior.

MAIS DO TechTudo
VAI UM CINEMINHA?
Novidade chega para app no Android e nas versões mobile e PC do site de buscas
Foto: (Reprodução/Pond5)
MOTOROLA ONE
Celular é o primeiro da Motorola a participar da iniciativa Android One, criada pelo Google. Smartphone recebe atualizações mais rápido.
Foto: (Anna Kellen Bull/TechTudo)
JBL XTREME
Xtreme 2 foi considerada a melhor caixa de som portátil na Europa; saiba as diferenças para a Xtreme, ainda vendida no mercado nacional
Foto: (Divulgação/JBL)
COLDZERA
Melhor pro player do mundo e jogada histórica de AWP na Mirage: veja curiosidades sobre o atleta brasileiro de CS:GO 
Foto: (Divulgação)
DOODLE
O que é equinócio? Veja significado do evento homenageado pelo Google.
FORTNITE
Este foi o maior mês da história do jogo desde lançamento de Fortnite Battle Royale.
Foto: (Reprodução)
VAZAMENTO
Linha Galaxy S10 teria ainda versão com internet 5G com modelos tanto com processador Exynos como com Snapdragon da Qualcomm.
Foto: (Thássius Veloso/TechTudo)
VIDEOGAME
Videogame híbrido da Nintendo pode ser adquirido em diversos combos especiais.
Foto: (Divulgação/Nintendo)