Arquivo de nome $mft no Windows pode danificar computadores antigos

Falha que atinge Windows Vista, 7 e 8 pode provocar travamentos quando o usuário acessa algumas páginas de Internet.

email facebook googleplus pinterest twitter whatsapp

Por Filipe Garrett

Especialistas de segurança da Alladin RD descobriram uma falha que pode provocar travamentos em computadores que rodam Windows Vista, Windows 7 ou Windows 8 — menos no Windows 10. O problema ocorre quando páginas acessadas pelo Internet Explorer, contenham um arquivo $mft, associado a metadados de arquivos de imagem. Em situações como essa, o sistema operacional acaba registrando um conflito entre o arquivo na Internet e uma cópia que reside na partição do sistema, entrando em um travamento.

Arquivo de nome $mft no Windows pode danificar computadores antigos (Foto: Divulgação) Arquivo de nome $mft no Windows pode danificar computadores antigos (Foto: Divulgação)

Arquivo de nome $mft no Windows pode danificar computadores antigos (Foto: Divulgação)

App do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no celular

É importante ressaltar que essa falha é mais irritante do que perigosa, já que ela não coloca os dados do usuário em risco. Quem encontra o problema, começa a notar travamentos nos aplicativos em uso até que, eventualmente, o computador fica inutilizável. Ao reiniciar as funcionalidades do computador são restauradas .

Em nota oficial , a Microsoft explicou que está investigando o problema. “Os nossos engenheiros estão revisando a informação no momento. A Microsoft mantém o compromisso com o consumidor de investigar as questões de segurança reportadas e providenciar atualizações assim que possível”.

O arquivo $mft disponível numa página de Internet tem o mesmo nome de um arquivo que faz parte da raiz da partição NFTS em que o sistema operacional reside. Quando o usuário abre uma página que tenha um arquivo desse tipo, o driver do sistema de arquivos NFTS acaba encontrando um conflito. Como é o NFTS que regula a interação de aplicativos e arquivos, o travamento é inevitável.

O grande risco associado com essa falha está no fato de que travamentos recorrentes podem, eventualmente, danificar o disco rígido do computador. Além disso, dados do usuário podem acabar corrompidos por conta do erro.

Via Engadget

Qual o melhor Windows de todos os tempos? Troque dicas no Fórum do TechTudo.

MAIS DO TechTudo