Por João Gabriel Balbi, da redação


A DJI apresentou, no último dia 24, seu menor drone, batizado de Spark. Pesando apenas 300g, o mini drone é um dos primeiros modelos a ser controlado através de gestos com as mãos, além da possibilidade de tirá-lo rapidamente da mochila e decolar com facilidade.

Para saber mais sobre o lançamento da DJI, confira o hands-on com as primeiras impressões do TechTudo.

DJI Spark: primeiras impressões do drone

DJI Spark: primeiras impressões do drone

O design do DJI Spark surpreende: medindo apenas 14cm x 5cm, o drone pesa apenas 300g já contando com câmera e bateria. Para efeito de comparação; este peso é menos da metade do Mavic Pro, também da fabricante. Estas medidas possibilitam algo impensável com outros drones: o uso casual, no dia a dia. Na praia, no sítio, em uma viagem, ou numa partida de futebol com os amigos, o Spark consegue decolar facilmente (e de modo seguro) a partir da palma da mão, apenas pressionando um botão. Também é possível fazer com que o drone pouse suavemente, de volta para a mão do usuário.

O mini-drone DJI Spark permite ser controlado por gestos das mãos — Foto: João Gabriel Balbi/TechTudo O mini-drone DJI Spark permite ser controlado por gestos das mãos — Foto: João Gabriel Balbi/TechTudo

O mini-drone DJI Spark permite ser controlado por gestos das mãos — Foto: João Gabriel Balbi/TechTudo

Através dos sensores que fazem um escaneamento inteligente do corpo do usuário (parecido com o Kinect, da Microsoft) o Spark consegue receber comandos por meio de gestos programados. É possível filmar, tirar fotos, fazer manobras e movimentar o quadricóptero, somente com os gestos das mãos. Após um tempo de uso, você percebe que o drone se comunica com você usando luzes de orientação. Cada tipo de ‘piscada’ tem um significado diferente: ‘tirei sua foto’, ‘iniciei a gravação do vídeo’, ‘encerrei a gravação do vídeo’, etc.

DJI Spark  — Foto: João Gabriel Balbi/TechTudo

DJI Spark — Foto: João Gabriel Balbi/TechTudo

A câmera principal tem sensor CMOS DE 1/ 2,3’’ (maior que do iPhone 7) que produz fotos com 12MP de resolução e grava vídeos em 1080p, ideais para compartilhar as imagens com excelente definição nas redes sociais. É importante destacar o gimbal mecânico de dois eixos do quadricóptero, que com a ajuda da tecnologia UltraSmooth estabiliza de modo muito eficiente as imagens da câmera.

Aplicativo do TechTudo: receba as melhores dicas e últimas notícias no seu celular

Os drones nada mais são que robôs programados para executar determinadas tarefas. O DJI Spark vai muito além deste conceito, já que reúne tecnologias inteligentes como o ‘Flight Autonomy System’ (sistema de referenciamento que utiliza uma câmera na frente, outra na parte de baixo e um sensor infravermelho para reconhecer e evitar obstáculos). Além deste sistema, o drone tem sensores 3D na frontal, GPS dual-band, Glonass, um medidor de inércia e sensores GPS e de altitude. Todos eles trabalham para garantir uma operação mais segura. Também foi possível acompanhar o pouso autônomo, quando a bateria do Spark chega a 10% da carga. Falando em bateria, a autonomia de voo é de 16 minutos e elas levam cerca de 40 minutos para recarregar.

O Spark pousa e decola com facilidade e segurança na palma da mão — Foto: Luciana Maline/TechTudo

O Spark pousa e decola com facilidade e segurança na palma da mão — Foto: Luciana Maline/TechTudo

O drone também pode ser controlado através do aplicativo DJI GO, para Android e iOS, e pelo controle remoto (vendido separadamente), que estende a possibilidade de alcance do Spark para um raio de 2km, além de poder acompanhar as imagens ao vivo em 720p e pelo DJI Goggles, óculos de realidade virtual da marca. Com o controle remoto, também pe possível acionar o modo 'Sport' no qual o drone consegue atingir velocidades de até 50Km/h.

Com essas especificações é possível afirmar que o DJI Spark é um drone indicado para uso doméstico, casual. Cada vez mais veremos estes dispositivos nas ruas, da mesma forma que as câmeras de ação fazem sucesso até hoje. O Spark será comercializado em cinco cores diferente a partir de junho de 2017, por preços que partem de U$599. O kit com controle remoto e bateria extra custa U$699. Os valores praticados no Brasil ainda não foram divulgados.

O DJI Spark será vendido em cinco cores diferentes — Foto: Arte/TechTudo O DJI Spark será vendido em cinco cores diferentes — Foto: Arte/TechTudo

O DJI Spark será vendido em cinco cores diferentes — Foto: Arte/TechTudo

Mais do TechTudo