Por Carolina Ochsendorf, da Redação


O Doodle do Google desta segunda-feira (12) é uma homenagem ao Dia dos Namorados em 2017. Com o tema "O Amor dos Pangolins", o gigante de busca preparou um jogo em sua página principal, cujo personagem é um pangolim, animal da família dos mamíferos típico das zonas tropicais da Ásia e África. Por serem os mamíferos mais traficados do mundo, a espécie corre risco de extinção. Por meio do jogo, as pessoas podem obter informações sobre o animal.

Google usa jogo com pangolins para comemorar Dia dos Namorados — Foto: Reprodução/Carolina Ochsendorf Google usa jogo com pangolins para comemorar Dia dos Namorados — Foto: Reprodução/Carolina Ochsendorf

Google usa jogo com pangolins para comemorar Dia dos Namorados — Foto: Reprodução/Carolina Ochsendorf

Aplicativo do TechTudo: receba dicas e notícias sobre tecnologia no celular

O que é pangolim?

Os pangolins são animais gentis, noturnos e solitários que carregam seus filhotes consigo em suas caudas, a fim de protegê-los. Eles só interagem uns com os outros na época do acasalamento — o que é irônico usá-los para o Dia dos Namorados. A dieta dos mamíferos consiste em fomigas e cupins e, por não terem dentes, armazenam pedras no estômago para que os alimentos sejam moídos.

Completamente cobertos por escamas feitas de queratina, os mamíferos se enrolam em torno do próprio corpo ao se sentirem ameaçados ou para alcançar formigueiros mais profundos. O pangolim também foi escolhido pelo Google para o Valentine's Day, celebrado no resto do mundo no dia 14 de fevereiro.

Pangolin, único mamífero totalmente coberto por escamas — Foto: Reprodução/Wikipedia Pangolin, único mamífero totalmente coberto por escamas — Foto: Reprodução/Wikipedia

Pangolin, único mamífero totalmente coberto por escamas — Foto: Reprodução/Wikipedia

Pouco conhecido na América do Sul, o mamífero ─ com oito tipos de espécie ─ é contrabandeado para países como China e Vietnã, pois para a população local os animais são considerados uma iguaria e sua escamas teriam propriedades medicinais. Segundo a BBC, cerca de 100 mil pangolins são retirados de seu habitat natural anualmente e o animal é o mais traficado do mundo.

Aparentemente, o Google quis aproveitar a data comemorativa para fazer com que as pessoas conheçam o animal e para alertar a população sobre o risco de extinção do pangolim. A espécie destacada pelo Google no Doodle de hoje é pangolin filipino, nativo de Filipinas, no jogo de nome "O Amor dos Pangolins".

O jogo 'O amor dos Pangolins'

Para fazer a ligação entre o animal e o tema Dia dos Namorados, o Google criou um jogo com missões cujo objetivo final é que o pangolim encontre o seu amor e dê a ele um belo presente. Para isso, o game foi dividido em quatro fases nas quais é necessário conseguir itens para criar os presentes, a exemplo de castanhas (para fazer um bolo) e flores (para criar um buquê). O pangolim do game também deve aprender novas habilidades, como dançar ou tocar uma música.

Jogo mostra lugares onde os Pangolins podem ser encontrados — Foto: Reprodução/Carolina Ochsendorf Jogo mostra lugares onde os Pangolins podem ser encontrados — Foto: Reprodução/Carolina Ochsendorf

Jogo mostra lugares onde os Pangolins podem ser encontrados — Foto: Reprodução/Carolina Ochsendorf

As fases do jogo são simples e intuitivas, e se passam em países onde o animal é encontrado, como as Filipinas e a China. É necessário mover os pangolins para os lados direito e esquerdo e apertar um comando para que eles pulem — a jogabilidade é muito similar ao famoso game Sonic The Hedgehog, da SEGA.

Com temática romântica, o Doodle exibe informações sobre os bichos homenageados e seu modo de viver, como no exemplo abaixo.

Ao longo do jogo o Google exibe informações sobre o modo de vida dos pangolins — Foto: Reprodução/Carolina Ochsendorf Ao longo do jogo o Google exibe informações sobre o modo de vida dos pangolins — Foto: Reprodução/Carolina Ochsendorf

Ao longo do jogo o Google exibe informações sobre o modo de vida dos pangolins — Foto: Reprodução/Carolina Ochsendorf

A história dos Doodles

Vídeo conta a história das celebrações na página inicial do Google

Vídeo conta a história das celebrações na página inicial do Google

Qual o melhor Doodle do Google? Troque dicas no Fórum do TechTudo.

Mais do TechTudo