Por Luana Marfim, Para o TechTudo


O Google Drive está prestes a receber uma função que vai mudar radicalmente a forma como fazemos backups nos computadores. O novo recurso vai transferir para nuvem do Google arquivos de qualquer lugar do dispositivo, sem que seja necessário que os arquivos estejam hospedados dentro das pastas do Google Drive. Isso pode incluir sua área de trabalho, toda a pasta de documentos ou outros locais mais específicos. Ou seja, o backup será feito sem intermédio de nenhum software ou hardware — já que é comum realizá-los por HD externos ou pendrives.

Google Drive ganha atualização que faz backup de todo computador — Foto: Reprodução/Google Google Drive ganha atualização que faz backup de todo computador — Foto: Reprodução/Google

Google Drive ganha atualização que faz backup de todo computador — Foto: Reprodução/Google

Aplicativo do TechTudo: receba as melhores dicas e últimas notícias no seu celular

Backup and Sync

O recurso, que se chama Backup and Sync, chega no próximo 28 de julho. A novidade será uma versão que substitui o app do Google Drive para PCs com Windows e computadores com macOS, já junto do Google Photos. O Google ainda não deixou claro como esse recurso de “backup expandido” funcionar, mas garantiu que vai respeitar as configurações do dispositivo, ou seja, não irá baixar nada ou fazer transferências de forma arbitrária.

Não há informações a respeito da capacidade de armazenamento na nuvem e nem se haverá algum plano pago. No entanto, a novidade é direcionada ao usuário comum e àqueles que têm plano G-Suit, mais focado em empresas (business), devem continuar com o que já usam.

Para testar o novo Backup and Sync antes de seu lançamento, o interessado deve se inscrever no programa Early Adopter Program (EAP) através desse link: gsuite.google.com/campaigns/index__drive-fs-eap.html.

Todos esses arquivos agora passíveis de subir até a nuvem provavelmente contam para o seu limite de armazenamento do Google Drive. Esta será uma maneira muito rápida de atingir o limite de 15 GB em contas gratuitas.

O Google Drive é seguro? Debata no Fórum TechTudo

Via Google

Mais do TechTudo