Emoji 5.0 já está pronto para Apple, Google, Microsoft e Samsung

Unicode 10.0 inclui, além dos novos emojis, o símbolo para a moeda virtual Bitcoin

email facebook googleplus pinterest twitter whatsapp

Por Felipe Alencar, para o TechTudo

A Unicode Consortium, organização que desenvolve e gerencia o padrão Unicode, liberou na última terça-feira (20) a versão 10.0. Desta forma, o pacote de emojis e símbolos também foi atualizado, chegando à versão 5.0. Agora, os emojis estão disponíveis para Apple, Google, Microsoft e Samsung utilizarem o novo padrão em seus respectivos sistemas operacionais. No total, são mais de 230 novos emojis e caracteres, entre eles, um símbolo de Bitcoin, além de dois dinossauros.

Usado mundialmente, o padrão Unicode reúne códigos que permitem a representação digital ─ em PCs, celulares e tablets ─ dos caracteres presentes em todos os idiomas. Agora, o Unicode 10.0 adicionou 8.518 caracteres, totalizando 136.690. Isso inclui letras, números, símbolos e pontos de código para emojis.

Novos emojis do padrão 5.0 (Foto: Emojipedia) Novos emojis do padrão 5.0 (Foto: Emojipedia)

Novos emojis do padrão 5.0 (Foto: Emojipedia)

O que há de novo?

Cada um dos mais de 230 novos emojis já contém as suas respectivas variações de cor de pele, quando aplicáveis. Outra importante adição ao padrão Unicode foi o símbolo para o Bitcoin, moeda virtual que está cada vez mais valorizada. O seu símbolo consiste numa letra B em caixa alta com duas linhas verticais passando pelo meio dela. É uma clara referência ao símbolo do cifrão. Vale lembrar que o símbolo da bitcoin não é um emoji e sim um caractere padrão do Unicode 10.0.

Símbolo do Bitcoin no padrão Unicode 10.0 (Foto: Divulgação/Unicode) Símbolo do Bitcoin no padrão Unicode 10.0 (Foto: Divulgação/Unicode)

Símbolo do Bitcoin no padrão Unicode 10.0 (Foto: Divulgação/Unicode)

Já está liberado?

Apesar de o padrão completo e definido ter sido lançado nesta terça-feira (20), isso não significa que os novos emojis já estão prontos para uso. Cada fabricante precisa fazer a sua representação gráfica, que difere de um sistema operacional para o outro. No Android, por exemplo, o novo padrão do Emoji 5.0 deve ser adicionado no Android 8, próxima versão do sistema de celulares do Google.

Já no caso da Apple, é bem provável que na próxima versão do iOS 11 (iPhone) e do macOS High Sierra — a serem lançados para todos entre setembro e dezembro — as novas carinhas sejam incluídas também. No Windows 10, as mudanças chegam aos poucos, em builds. De qualquer forma, todas as grandes empresas têm costume de implementar as novidades no mesmo ano. Para ver todos os emojis no sitema Unicode 10.0, acesse o site (emojipedia.org/unicode-10.0/).

WhatsApp: como liberar os novos emojis? Troque dicas no TechTudo.

MAIS DO TechTudo