Por João Kurtz, para o TechTudo

email facebook googleplus pinterest twitter whatsapp

O iMessage – também chamado de Mensagens, o aplicativo de bate-papo da Apple – ganhará um novo recurso durante a WWDC 2017, conferência da empresa para desenvolvedores. A novidade, chamada “Business Chat”, vai permitir que os usuários abram uma janela do app a partir do Safari, Maps, Spotlight ou Siri para falar diretamente com empresas.

A ideia é poder estabelecer conversas simples, marcar compromissos e também fazer pagamentos usando o programa. A função ainda está em fase de testes e deve ser disponibilizada no segundo semestre de 2017 junto com o iOS 11.

Recurso do iMessage permite entrar em contato com empresas e fazer compras pelo chat — Foto: Reprodução/Apple Recurso do iMessage permite entrar em contato com empresas e fazer compras pelo chat — Foto: Reprodução/Apple

Recurso do iMessage permite entrar em contato com empresas e fazer compras pelo chat — Foto: Reprodução/Apple

Inicialmente, o Business Chat vai funcionar em parceria com empresas como LivePerson, Salesforce, Nuance e Genesys. No entanto, o serviço deve ser expandido para outros negócios com o tempo. O objetivo final é que as opções de compras possam ser oferecidas diretamente no chat, sem precisar redirecionar o cliente para um site e eliminar o contato humano.

O recurso é possível porque o iMessage também ganhou integração com a carteira virtual Apple Pay, o que vai permitir que os usuários também façam compras e pagamentos na mesma janela de bate-papo, tornando o processo mais ágil. Para isto, basta acessar o aplicativo, escolher a quantidade de dinheiro desejada e confirmar usando o Touch ID.

Aplicativo do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no seu celular

O desejo da Apple é que as novas capacidades do iMessage possam fazer com que o aplicativo concorra diretamente com o Facebook Messenger como forma de contato favorito entre clientes e vendedores. A diferença principal, no momento, é que a alternativa da rede social é voltada para a interação entre humanos e bots, enquanto a versão da Maçã foca apenas no contato entre seres humanos.

Com informações de Apple, Tech Crunch e The Verge.

Como recuperar fotos excluídas do iPhone? Descubra no Fórum do TechTudo.

MAIS DO TechTudo