Por Isadora Díaz, do Wired Festival Brasil 2017 — São Paulo

O estande do TechTudo no Wired Festival Brasil 2017 mostrou o que é possível fazer aliando uma boa ideia e um óculos de realidade virtual. Feito em parceria com o Ponto Frio, o espaço contou com um simulador de asa-delta, obra da empresa 3D Play. Nele, os visitantes podiam experimentar durante um par de minutos a sensação de sobrevoar uma área montanhosa.

Voo de asa-delta da 3D Play no estante do TechTudo no Wired Festival Brasil 2017 — Foto: Helena Yoshioka

O sistema é composto por um Oculus Rift adaptado e um sensor de movimento instalado no que seria a barra principal da asa-delta. Dessa forma, além de ver a paisagem no entorno em realidade virtual, o usuário ainda tem total controle da direção do voo e pode buscar rasantes para ganhar velocidade ou escolher simplesmente planar a esmo em busca de uma viagem mais tranquila.

Para dar ainda mais realismo, todo o voo é feito com os visitantes suspensos por um cabo que, apesar de os manter seguros, deixa o corpo livre para se movimentar e dá a sensação de estar "solto" no ar. "Estar suspenso dá ainda mais a impressão de que a experiência é real. Agora nem preciso mais correr esse risco [de voar de asa-delta]", diverte-se Luiza Baptista, gerente de marca do TechTudo.

Sistema de voo de asa-delta da 3D Play conta com Oculus Rift adaptado — Foto: Helena Yoshioka

O Wired Festival Brasil 2017 acontece nos dias 8 e 9 de junho em São Paulo, capital. Com tema "Cidades, Negócios e Educação do Futuro", o evento acontece no Instituto Tomie Ohtake e tem circulação gratuita pelas áreas comuns.

Mais do TechTudo