Por Felipe Alencar, para o TechTudo


O Microsoft Dictate é um projeto desenvolvido para agilizar a digitação — já que ditar um texto é mais rápido do que digitá-lo. Elaborada no Microsoft Garage (microsoft.com/garage), a extensão é compatível com programas que fazem parte da suíte de produtividade do Microsoft Office, como Microsoft Word e Microsoft PowerPoint. Além disso, também é possível respoder e-mails do Outlook.

O recurso é configurado para compreender o ditado de mais de 20 idiomas, incluindo o português do Brasil entre as linguagens suportadas. O Dictate também tem suporte para traduzir até 60 idiomas em tempo real.

Microsoft Dictate: ferramenta transcreve voz em texto em mais de 20 idiomas — Foto: Reprodução/Microsoft Microsoft Dictate: ferramenta transcreve voz em texto em mais de 20 idiomas — Foto: Reprodução/Microsoft

Microsoft Dictate: ferramenta transcreve voz em texto em mais de 20 idiomas — Foto: Reprodução/Microsoft

App do TechTudo: receba as melhores dicas e últimas notícias no celular

O complemento converte a fala em texto usando como base os serviços cognitivos da Microsoft, como tecnologia de reconhecimento de voz e inteligência artificial (ferramentas presentes no Bing Speech API e no Microsoft Tradutor).

Para usar o recurso, basta instalar o Dictate em seu computador. A extensão é integrada de forma automática aos programas do Microsoft Office. Ao abrir um dos softwares compatíveis, clique na aba ''Dictation'' e, depois, em ''Start'' para que o plugin reconheça o microfone de seu computador.

Dictate é compatível com Microsoft Word — Foto: Reprodução/Microsoft Dictate é compatível com Microsoft Word — Foto: Reprodução/Microsoft

Dictate é compatível com Microsoft Word — Foto: Reprodução/Microsoft

Além de transcrever textos, o usuário também pode dar comandos de voz como se faz na Cortana. Mas, por enquanto, esse recurso só está disponível em inglês. Alguns exemplos de comandos são: para mover o cursor para uma nova linha, basta dizer ''new line''; para remover a última linha que você ditou, use o comando ''delete''; para terminar o ditado, diga "Stop Dictation".

A ferramenta é gratuita e compatível com o Office 365, Office 2013 e posteriores. É preciso ter os sistemas operacionais Windows 8.1 ou Windows 10 e há versões da ferramenta para sistemas de 32 bits ou 64 bits.

Para testar, acesse dictate.ms.

Como converter documento PDF em Word? Comente no Fórum TechTudo.

MAIS DO TechTudo