Por João Kurtz, para o TechTudo


Os padrões de comunidade do Facebook não permitem que o mesmo usuário tenha mais de uma conta pessoal na plataforma. Segundo a regra, uma pessoa não pode manter dois perfis iguais e ativos na rede social e, como consequência, também não é possível mesclá-los. Neste caso há duas opções: excluir um dos perfis ou transformá-lo em uma página. Essa opção pode ser interessante porque o Facebook permite mesclar duas páginas com o mesmo nome e objetivo. Caso a conta pessoal duplicada não seja excluída e nem convertida para uma página, o usuário poderá perder o acesso de maneira definitiva.

facebook pc 30042017 — Foto: Melissa Cruz

Aplicativo do TechTudo: dicas e notícias de tecnologia no celular

Opção de excluir

A rede social dá algumas dicas para o usuário que optar por exlcuir uma das contas pessoais. Na lista abaixo, veja como resolver o problema.

1. Baixe seus dados

A primeira ação é garantir uma cópia de todos os dados existentes na conta duplicada. Isto evita que fotos, vídeos e outras informações sejam perdidas de maneira permanente após a excluir o perfil escolhido.

2. Adicione a conta principal em páginas e grupos

Se um ou mais perfis que não serão mantidos forem administradores em grupos ou páginas, é importante adicionar a conta principal aos mesmos acessos antes de exclui-los. Ao fazer isso, você garante que vai continuar podendo gerenciar seu grupo ou página normalmente, mesmo que por meio de outra conta. Avise também aos membros sobre essa mudança.

3. Exclua as contas extras

Após estes passos, basta excluir a conta que não deseja manter. Para isso, é importante garantir que o perfil seja excluído permanentemente, e não apenas desativado temporariamente. Lembre-se que todos os dados serão apagados, sem possibilidade de recuperação no futuro.

Não sabe como excluir sua conta pessoal no Facebook? Assista o vídeo.

Como excluir a sua conta do Facebook

Como excluir a sua conta do Facebook

Transformar um perfil em página

A outra alternativa oferecida pelo Facebook é transformar o perfil em uma página de fãs. Quando isto acontece, todos os amigos são transformados, automaticamente, em pessoas que curtem a página. Algumas informações, como fotos de perfil, são reaproveitadas, enquanto outras (demais fotos, posts antigos e mensagens) são apagadas.

Em seguida, é possível mesclar duas páginas da rede social. Para isto, é necessário que tenham o mesmo nome e endereço físico e que você seja administrador de ambas. Quando isto ocorre, posts, fotos, avaliações, classificações e o nome de usuário serão permanentemente excluídos da página que você escolher mesclar. Já a página mantida não sofrerá alterações, exceto pela nova soma de pessoas que a curtem, check-ins e classificações. A página que você não deseja manter será removida do Facebook e a mesclagem não poderá ser desfeita caso se arrependa.

Via Facebook

Como ficar invisível no chat do Facebook? Troque dicas no Fórum do TechTudo.

Mais do TechTudo