Por Filipe Garrett, para o TechTudo


O Twitter adotou uma nova interface gráfica em seus aplicativos e na versão web. Parte dos usuários do microblog no smartphone, seja pelo sistema Android ou pelo iPhone (iOS), já tem acesso a um design mais leve, intuitivo e refinado. Segundo a empresa, a atualização chega em ondas, aos poucos, para todos os participantes da rede social.

As novidades, que devem chegar ao app nas próximas semanas, incluem contornos mais arredondados, uma nova tipografia para ressaltar títulos de destaques e até mesmo alterações no design dos botões, como o "Responder".

Aplicativo do Twitter passa a contar com interface remodelada para iOS e Android — Foto: Divulgação/Twitter Aplicativo do Twitter passa a contar com interface remodelada para iOS e Android — Foto: Divulgação/Twitter

Aplicativo do Twitter passa a contar com interface remodelada para iOS e Android — Foto: Divulgação/Twitter

Entre as mudanças que chegarão a todas as plataformas, está a atualização da contagem de retweets e likes em tempo real. Agora, o usuário poderá acompanhar de forma mais ágil o resultado das suas interações na rede, num modelo bastante comum em plataformas rivais, como Facebook e Instagram.

No iOS, uma mudança perceptível é a diminuição no número de abas: de cinco, para quatro: "Home", "Busca", "Notificações" e "DMs", imitando o modelo empregado no aplicativo para Android desde o ano passado. Uma exclusividade para os usuários de iPhones e iPads é a abertura de links no visualizador do Safari, em vez do recurso nativo do Twtter.

Alterações nos botões, nas fontes e até na moldura dos avatares buscam dar uma cara mais atualizada ao app — Foto: Divulgação/Twitter Alterações nos botões, nas fontes e até na moldura dos avatares buscam dar uma cara mais atualizada ao app — Foto: Divulgação/Twitter

Alterações nos botões, nas fontes e até na moldura dos avatares buscam dar uma cara mais atualizada ao app — Foto: Divulgação/Twitter

Aplicativo do TechTudo: dicas e notícias de tecnologia no seu celular

Além disso, o aplicativo passa a mostrar o avatar dos usuários numa moldura redonda, ao contrário do formato quadrado da versão anterior. Essa reformulação chega tanto para Android quando para o sistema da Apple.

Algumas mudanças são mais sutis: o botão para responder, por exemplo, agora é representado por um pequeno balão em vez da antiga seta. O Twitter também apostou em novidades na tipografia, com ênfase em negritos mais profundos nos títulos.

Mais do TechTudo