Por Felipe Alencar, para o TechTudo


A Build 16215 para Windows 10 está disponível para os participantes do programa Windows Insider, que testam as versões beta do sistema operacional. A Microsoft trouxe divesas novidades como um novo design para a Central de Ações, um recurso para fixar ícones das páginas favoritas dos usuários na barra de tarefas do navegador Microsoft Edge, uma função para criar lembretes com a Cortana, atalhos que simplificam o uso de emojis, entre outras ferramentas. Conheça as principais novidades dessa build.

Windows 10 ganha novos recursos com a Build 16215 — Foto: Divulgação/Microsoft Windows 10 ganha novos recursos com a Build 16215 — Foto: Divulgação/Microsoft

Windows 10 ganha novos recursos com a Build 16215 — Foto: Divulgação/Microsoft

Aplicativo do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no celular

Microsoft Edge

Fixar páginas na barra de tarefas

A principal novidade do navegador nativo do Windows 10, o Microsoft Edge, é que agora é possível fixar páginas da Internet na barra de tarefas, como se fossem ícones de programas. O novo recurso vai facilitar o acesso aos sites mais visitados pelo usuário. Outro ponto positivo é que os ícones usados são os do próprio site, simplificando a identificação.

Microsoft Edge agora fixa páginas web na barra de tarefas — Foto: Divulgação/Microsoft Microsoft Edge agora fixa páginas web na barra de tarefas — Foto: Divulgação/Microsoft

Microsoft Edge agora fixa páginas web na barra de tarefas — Foto: Divulgação/Microsoft

Navegação em tela cheia

Outra função que não existia no Microsoft Edge, mas já estava presente em outros navegadores é a navegação em tela cheia. Basta apertar F11 para que a janela do browser tome toda a tela. Para sair, tecle Esc.

Marcações e comentários em textos

A partir desta compilação, o Microsoft Edge também se tornou compatível com formatos de arquivo do tipo ePub, muito usado para livros digitais. Além de ler, é possível fazer marcações e anotações nos documentos. O mesmo vale para arquivos do tipo PDF. O browser também ganhou recursos menores, como novas animações das abas e restauração de sessão multi-janela, por exemplo.

Microsoft Edge faz marcações e anotação em arquivos ePub — Foto: Divulgação/Microsoft Microsoft Edge faz marcações e anotação em arquivos ePub — Foto: Divulgação/Microsoft

Microsoft Edge faz marcações e anotação em arquivos ePub — Foto: Divulgação/Microsoft

Cortana

Lembretes programados

A Cortana está ainda mais esperta. É possível fazer com que a assistente lembre de algum evento baseando-se apenas em uma foto. Se você tirar uma foto do cartaz de algum evento, por exemplo, a Cortana o identificará e saberá ler as informações, como nome, local e data.

Dessa forma, a assistente perguntará se o usuário deseja criar um lembrete baseado nesse cartaz. No momento programado, um lembrete será enviado. Por enquanto, esse recurso só funciona nos Estados Unidos. É preciso ainda dar algumas permissões específicas à Cortana.

Cortana Lasso

Além disso, a assistente ganhou um novo recurso chamado Lasso, que será usado em conjunto com canetas Stylus. Ao circular alguma informação em uma página da web ou imagem, a Cortana identificará o que foi circulado e mostrará um menu de contexto apropriado.

Por exemplo: ao circular a data de estreia de um filme em seu respectivo cartaz, a assistente pessoal identificará qual é o filme e o dia que será lançado no cinema. Você pode ainda poderá criar um lembrete.

Nova função Cortana Lasso — Foto: Divulgação/Microsoft Nova função Cortana Lasso — Foto: Divulgação/Microsoft

Nova função Cortana Lasso — Foto: Divulgação/Microsoft

Novas experiências com escrita à mão

A Microsoft aprimorou e adicionou novas funções ao recurso de handwriting, ou seja, escrita à mão. Em dispositivos com telas sensíveis ao toque, o usuário pode escrever com as canetas Stylus. Nesta atualização a Microsoft inseriu o padrão XAML para escrita à mão, adicionando mais gestos e facilitando a edição. Algumas das novas funções incluídas nesta build são:

  • Escreva o quanto quiser no painel com o novo modelo de conversão;

Ao escrever uma palavra usando as canetas Stylus, você poderá ver o design das letras se tranformando.

Texto escrito a mão transformado em texto digitado — Foto: Reprodução/Microsoft

Texto escrito a mão transformado em texto digitado — Foto: Reprodução/Microsoft

  • Selecione o texto para editar;

Para fazer uma edição, enquanto o painel de caligrafia estiver aberto, basta selecionar o trecho que deseja fazer alterações.

  • Faça correções em letras e palavras sobrescrevendo os caracteres;

Para fazer a correção, basta escrever a palavra ou letra certa por cima do trecho errado.

  • Faça edições por meio de gestos com a caneta;

Também para fazer correções nos textos, você pode fazer edições dentro do painel de caligrafia por meio de gestos com a caneta, como ''juntar'' ou ''dividir''.

Movimentos com a caneta Stylus para fazer correções no texto — Foto: Reprodução/Microsoft

Movimentos com a caneta Stylus para fazer correções no texto — Foto: Reprodução/Microsoft

Find My Pen

Este é um recurso que ajuda o usuário a encontrar a caneta Stylus, caso ele tenha perdido. Apesar do acessório não ter um GPS integrado, o Windows grava o local, data e horário da última vez que você a utilizou. Além disso, o suporte a caneta Stylus foi aprimorado. A partir desta compilação será possível rolar páginas com a caneta e fazer seleção de textos, objetos e imagens.

Ditado no desktop

Também será possível usar o recurso de ditado para escrever textos. Porém, a novidade só está disponível para os idiomas Inglês e Chinês simplificado. Para usar a ferramenta, basta tocar no botão do microfone no canto superior esquerdo do teclado de toque ou no painel de caligrafia, ou use o atalho Win + H para começar a ditar.

Além de ditar o texto, você também pode usar comandos de voz para fazer edição básica ou para inserir pontuações.

Nova opção de copiar links e compartilhá-los

Com a opção "Copiar link", o usuário copia o link do item (como um site no Microsoft Edge ou um aplicativo da Store) desejado, como se estivesse copiando a URL de uma página da web. Isso torna mais fácil o compartilhamento no Windows 10.

Nova pasta de detecção de mídia

A partir desta compilação o Windows fará uma busca no disco rígido ou SSD para detectar pastas de mídia relevantes que talvez você queira incluir em uma ou mais coleções de pastas. A nova função será compatível com os aplicativos Fotos, Groove Music e Movies & TV.

Filtros de cor

O Windows 10 ganhou novos filtros de cor que foram projetados para tornar mais fácil a diferenciação de cores para pessoas com problemas de visão, tais como o dautonismo. Cores como vermelho e verde serão mais identificadas com mais facilidade. Além disso, os filtros também ajudarão pessoas com sensibilidade à luz.

Filtros de cor no Windows 10 — Foto: Divulgação/Microsoft Filtros de cor no Windows 10 — Foto: Divulgação/Microsoft

Filtros de cor no Windows 10 — Foto: Divulgação/Microsoft

Propriedades de conexão de rede atualizada

A página de propriedades da conexão de rede passou a contar com dois perfis pré-definidos: o Público e o Privado. Essas novas opções substituem a antiga chave de seleção "Torne este PC invisível".

Novo painel de emojis

Novos atalhos foram criados para acessar o painel de emojis. Basta pressionar WinKey + ponto (.) ou Winkey + ponto e vírgula (;) para abri-lo. Você também pode usar as setas de navegação para alternar entre os tipos de emoji. A tecla ''Tab'' alterna entre as categorias, o ''Enter'' seleciona a figurinha e o ''Esc'' fecha o painel.

É possível mudar o tom de pele das figurinhas que representam pessoas ao clicar no botão que aparece na parte superior do painel reunindo diferentes cores. Basta escolher a cor desejada.

Painel de emojis é acessado mais facilmente — Foto: Divulgação/Microsoft Painel de emojis é acessado mais facilmente — Foto: Divulgação/Microsoft

Painel de emojis é acessado mais facilmente — Foto: Divulgação/Microsoft

Novo design no Menu Iniciar e Central de Ação

O Fluent Design System, nova diretriz de design da Microsoft, agora foi incorporado ao menu Iniciar e à Central de Ação. O menu Iniciar ganhou um novo efeito de transparência, redimensionamento vertical e horizontal aprimorado, aprimoramento na transição para o modo tablet e outros ajustes finos. A Central de Ações, por sua vez, ganhou um novo design com base no feedback dos usuários. As informações são exibidas de forma mais clara e mais organizada, facilitando a leitura e compreensão.

Novo redesign da Central de Ações — Foto: Divulgação/Microsoft Novo redesign da Central de Ações — Foto: Divulgação/Microsoft

Novo redesign da Central de Ações — Foto: Divulgação/Microsoft

A lista completa de novidades da Build 16215 para Windows 10 está disponível no blog do Windows (blogs.windows.com).

Como ativar Windows Defender no Windows 10? Troque dicas no Fórum do TechTudo.

Mais do TechTudo