Sistemas Operacionais
Publicidade

Por Paulo Alves, Para o TechTudo


A Microsoft liberou na terça-feira (13) um novo e inesperado pacote de segurança para Windows XP, versão do sistema operacional que havia perdido suporte oficial em julho de 2014. A fabricante diz que a medida tem como objetivo proteger usuários de possíveis ataques que explorem vulnerabilidades de sistemas operacionais antigos. Um perigo seria similar ao WannaCry, vírus que afetou milhões de computadores no mundo e é baseado em uma ferramenta da NSA, agência de segurança dos EUA, que foi roubada por hackers e a usaram para praticar crimes.

Windows XP recebe atualização emergencial de segurança — Foto: Reprodução/Microsoft

App do TechTudo: receba as melhores dicas e notícias no celular

Todas as versões do Windows têm data de validade assim que são lançados, com tempo limite para receber melhorias e correções de bugs, e depois para atualizações de segurança. O Windows XP ultrapassou a primeira barreira em 2014 e a segunda no ano seguinte. No entanto, o WannaCry (ou WannaCrypt) forçou a Microsoft a atualizar o antigo sistema mais uma vez para evitar a propagação do ransomware.

Dessa vez, o Windows XP volta a receber um pacote de segurança como medida de prevenção a ataques que possam vir a acontecer no futuro.

Windows Vista e Windows 7

Os Windows Vista e Windows 7, anteriores ao Windows 10, também recebem a atualização de segurança. O primeiro saiu oficialmente da lista de softwares suportados em abril de 2017, mas ganha sobrevida dessa por conta da preocupação pontual da Microsoft com novos ataques.

O Windows 7 continuará recebendo patches de proteção até janeiro de 2020, apesar de não ganhar mais novas funções desde o começo de 2015. Já o Windows 10 baixa atualizações constantemente e tem suas vulnerabilidades corrigidas com frequência, além de suporte garantido.

A Microsoft ainda não revelou mais detalhes sobre o potencial perigo pelos quais passam usuários de versões antigas do Windows. O XP chama mais atenção porque já são poucos os computadores rodando esse sistema no mundo, e o próprio WannaCry focou principalmente no Windows 7. De qualquer maneira, a recomendação para todos é acessar o Windows Update o mais rápido possível para baixar os novos pacotes e deixar o PC protegido.

Via Microsoft

Como mudar o IP no Windows? Troque dicas no Fórum do TechTudo.

Mais do TechTudo