Velocidade do 4G sobe no Brasil; ranking revela operadoras mais rápidas

Claro aparece na frente em levantamento da OpenSignal

email facebook googleplus pinterest twitter whatsapp

Por Filipe Garrett, para o TechTudo

A cobertura de internet 4G aumentou no Brasil e, de acordo com o relatório atualizado da OpenSignal, a Claro é a operadora com maior velocidade – mantendo a posição da análise anterior, publicada em janeiro. No entanto, as boas notícias se estendem para quem é cliente de outras operadoras, já que, com exceção da Vivo, todas melhoraram em comparação com o último estudo.

Além de verificar a velocidade das redes sem fio no país, a pesquisa, realizada com dados coletados em maio, revela dados sobre a cobertura e a latência oferecida pelas operadoras.

Claro é a operadora com maior velocidade de download 4G no Brasil (Foto: Lucas Mendes/TechTudo) Claro é a operadora com maior velocidade de download 4G no Brasil (Foto: Lucas Mendes/TechTudo)

Claro é a operadora com maior velocidade de download 4G no Brasil (Foto: Lucas Mendes/TechTudo)

Segundo as medições, a Claro lidera com velocidade de download que bate 29,21 Mb/s (megabits por segundo, o famoso "mega" dos comerciais sobre internet). Na segunda posição, está a Vivo com 20,59 Mb/s; em terceiro lugar, a Oi, com 15,27 Mb/s e, por fim, a TIM, com 13,47 Mb/s. Apesar da melhora, a rede 4G do Brasil continua entre as piores do mundo.

Em relação ao 3G, a liderança é da Nextel, que alcança velocidade de 4,61 Mb/s. A Claro, repetindo o bom desempenho do 4G, fica em segundo lugar, com 4,29 Mb/s. Em seguida, vem a Tim com 4,03 Mb/s, Vivo com 3,3 Mb/s e Oi com 2,73 Mb/s.

Claro leva clara vantagem quanto à média de velocidade do sinal 4G (Foto: Reprodução/OpenSignal) Claro leva clara vantagem quanto à média de velocidade do sinal 4G (Foto: Reprodução/OpenSignal)

Claro leva clara vantagem quanto à média de velocidade do sinal 4G (Foto: Reprodução/OpenSignal)

Com relação à cobertura 4G, o ranking muda: no topo, TIM e Vivo garantem 65,1% e 62,3% de disponibilidade da rede de quarta geração, enquanto a Claro estaciona em 49,4% e é acompanhada da Oi, pouco atrás, com 48,6%. A medição não se refere exatamente à área de cobertura territorial alegada pela operadora, mas à quantidade de tempo em que os dispositivos permanecem conectados à uma rede 4G. Não há resultados referentes à cobertura do 3G.

Cobertura 4G de Tim e Vivo são as melhores, segundo a pesquisa da OpenSignal (Foto: Reprodução/OpenSignal) Cobertura 4G de Tim e Vivo são as melhores, segundo a pesquisa da OpenSignal (Foto: Reprodução/OpenSignal)

Cobertura 4G de Tim e Vivo são as melhores, segundo a pesquisa da OpenSignal (Foto: Reprodução/OpenSignal)

Outro aspecto técnico abordado pelos estudos da OpenSignal é a latência do sinal. Essa medida atesta a quantidade de atraso entre a troca de informações entre o celular e a rede da operadoras. Houve progresso em relação ao levantamento anterior, pois todas as quatro grandes operadoras brasileiras atingindo médias que oscilam na casa dos 57 a 67 milissegundos de tempo de resposta.

Quando o assunto é a latência referente ao 3G, a Nextel mais uma vez sai na frente, apresentando 92 milissegundos. A Oi é a pior nessa métrica, com 138 milissegundos de atraso.

Qual é a melhor operadora de celular do Brasil? Comente no Fórum do TechTudo.

MAIS DO TechTudo