Por Felipe Vinha, para o TechTudo


PlayerUnknown's Battlegrounds é um dos games de maior sucesso da atualidade no Steam. Ele é exclusivo para PC e reúne algumas curiosidades sobre sua produção de “estreia” – como o fato de seu criador ser conhecido pela comunidade e já ter morado no Brasil. Pertencente ao gênero de “tiro em terceira pessoa”, o título é também de sobrevivência e multiplayer em tempo real. Os jogadores devem permanecer vivos em meio a um ambiente hostil, numa enorme ilha, angariando itens, veículos e armas que os ajudarão no processo. Conheça alguns detalhes interessantes sobre sua história:

Na verdade, ele ainda nem foi lançado

Método cada vez mais comum de “apresentação” de jogos no mercado, o chamado “Acesso Antecipado” permite acesso aos títulos enquanto eles ainda estão em constante atualização e desenvolvimento. Mais ou menos como era o “beta” da rede social Orkut, que ficou anos no ar. PlayerUnknown's Battlegrounds passa por caso parecido.

Playerunknown's Battlegrounds — Foto: Divulgação / Bluehole Inc. Playerunknown's Battlegrounds — Foto: Divulgação / Bluehole Inc.

Playerunknown's Battlegrounds — Foto: Divulgação / Bluehole Inc.

Disponibilizado para acesso em março de 2017, PlayerUnknown's Battlegrounds ainda não tem data oficial de lançamento, visto que seu produtor, Brendan Greene, trabalha em atualizações constantes. Por este motivo, o game carrega a categoria de “Acesso Antecipado” no Steam, uma espécie de “beta eterno”, até que seja lançado de fato.

Superou GTA 5

Estamos ainda entre julho e agosto de 2017, mas PlayerUnknown's Battlegrounds já superou GTA 5, um dos “pesos-pesados”, no ranking de jogadores simultâneos no Steam. A notícia foi veiculada recentemente, de acordo com o site Steam Charts, que calcula a atividade dos games mais populares na plataforma.

PlayerUnknown's Battlegrounds — Foto: Divulgação/Bluehole Inc. PlayerUnknown's Battlegrounds — Foto: Divulgação/Bluehole Inc.

PlayerUnknown's Battlegrounds — Foto: Divulgação/Bluehole Inc.

Vale lembrar que GTA 5 foi lançado em 2013. Além disso, PlayerUnknown's Battlegrounds segue uma crescente carreira de sucesso, atualmente na terceira colocação dos “jogos mais acessados do Steam”, perdendo apenas para os hits Counter-Strike Global Offensive e Dota 2.

Produtor brasileiro?

Brendan Greene, criador de PlayerUnknown's Battlegrounds é “brasileiro de coração”. Brincadeiras à parte, Greene é estrangeiro, mas morou no Brasil por uns bons anos, como já revelou em diversas entrevistas.

Bredan Greene, criador de PlayerUnknown's Battlegrounds, já morou no Brasil — Foto: Divulgação/Bluehole Inc Bredan Greene, criador de PlayerUnknown's Battlegrounds, já morou no Brasil — Foto: Divulgação/Bluehole Inc

Bredan Greene, criador de PlayerUnknown's Battlegrounds, já morou no Brasil — Foto: Divulgação/Bluehole Inc

Na verdade, o desenvolvimento de PlayerUnknown's Battlegrounds começou enquanto o criador ainda estava no Brasil. Contudo, não há qualquer referência ao país dentro do jogo – ao menos por enquanto.

Uma sobrevivência mais realista

O que torna PlayerUnknown's Battlegrounds único é sua pegada mais “realista”. Ainda há licenças poéticas que o tornam um videogame, como exageros e explosões que não matam personagens, mas não há zumbis ou qualquer criaturas místicas para servirem de ameaças.

PlayerUnknow's Battleground — Foto: Divulgação/Bluehole Inc. PlayerUnknow's Battleground — Foto: Divulgação/Bluehole Inc.

PlayerUnknow's Battleground — Foto: Divulgação/Bluehole Inc.

Os perigos, na verdade, são os outros jogadores. Aqui você deve escolher se vai cooperar ou se vai caçar outros participantes, já que este é um tipo de game onde “só o mais forte sobrevive”. E foi assim que PlayerUnknown's Battlegrounds conquistou seu público. Contudo, em atualizações futuras, zumbis e outros monstros devem ser inseridos.

Criador de sucessos

Antes de lançar PlayerUnknown's Battlegrounds, Brendan Greene lançou modificações de sucesso para jogos similares. É dele a autoria do mod DayZ Battle Royale, inspirado pelo filme Battle Royale.

PlayerUnknow's Battleground — Foto: Divulgação/Bluehole Inc. PlayerUnknow's Battleground — Foto: Divulgação/Bluehole Inc.

PlayerUnknow's Battleground — Foto: Divulgação/Bluehole Inc.

O mod funciona dentro da já alterada versão DayZ, que por sua vez se inspirou em ArmA 2. Foi com DayZ que Greene criou seu interesse em criar PlayerUnknown's Battlegrounds, já que era o que ele mais jogava enquanto esteve no Brasil.

O primeiro torneio

Por mais que PlayerUnknown's Battlegrounds não tenha recebido lançamento oficial ainda, ele já terá um grande torneio agora em agosto, durante a feira Gamescom, na Aleamanha. O campeonato será no formato “Invitational”, com participantes convidados, e dará premiação de US$ 350 mil, dividida entre os participantes que tiverem melhor colocação.

PlayerUnknow's Battleground terá torneio oficial na Gamescom — Foto: Divulgação/Bluehole Inc PlayerUnknow's Battleground terá torneio oficial na Gamescom — Foto: Divulgação/Bluehole Inc

PlayerUnknow's Battleground terá torneio oficial na Gamescom — Foto: Divulgação/Bluehole Inc

O torneio de PlayerUnknown's Battlegrounds terá quatro modos: em duplas, em duplas com visão de primeira pessoa, esquadrão e solo. Além disso, itens cosméticos estão sendo vendidos na loja online do game, para ajudar nos custos da premiação.

Para você, qual o melhor FPS? Comente no Fórum do TechTudo.

MAIS DO TechTudo