Por João Kurtz, para o TechTudo


Usuários do Facebook podem finalmente contar com os novos emoji da versão 5.0. A atualização está disponível para a versão desktop da rede social e está sendo introduzida, aos poucos, para todas as contas desde junho. A nova leva de caracteres inclui novos rostos, comidas e animais, além de surgir com uma novidade inusitada: o símbolo de uma mulher usando roupa executiva e levitando. O novo desenho é exclusivo da plataforma, o que siginifica que não pode ser encontrado, no momento, em nenhum outro local. Você pode usar o código da emojipedia para "copiar e colar".

Emoji de mulher levitando só aparece no Facebook — Foto: Reprodução/Emojipedia

O emoji é uma variação de outro símbolo semelhante: um executivo levitando, que foi introduzido na versão 1.0, em 2014. Até o momento ele era um dos poucos a não ter uma variante de gênero (ou seja, só existe na versão femina), junto com a “mulher grávida” e a “mulher amamentando”.

Caso você queira usá-lo em outras plataformas, como WhatsApp e Instagram, o caractere customizado será exibido como a variante masculina seguida do símbolo ♀. Isso acontece porque o emoji não faz parte do pacote de atualizações oficial da Unicode, o consórcio que garante um padrão para o recurso que torna possível usá-los em plataformas diferentes. Procurado, o Facebook não soube explicar o caso.

Emoji de mulher levitando só aparece no Facebook — Foto: Carolina Ochsendorf/TechTudo

A atualização do Emoji 5.0 na rede social introduziu um total de 69 novas imagens e, no momento, só está disponível para a versão desktop do Facebook. Entre os novos símbolos estão comidas como brócolis, sanduíche e carne, além de seres fantásticos ─ sereias, magos e fadas (todos com variantes de gênero) ─, bandeiras e animais, como o Hedgehog (ouriço). Até agora a rede social tem suporte para 2,715 símbolos.

Novo emoji de Hedgehog (ouriço) está disponível no Facebook — Foto: Reprodução/Facebook

Messenger tem emojis com padrão diferente

As plataformas móveis, por outro lado, usam o mesmo padrão que o instalado no sistema operacional do dispositivo. Já o Messenger usa um conjunto de imagens diferentes dos aplicadas na versão desktop, que está sem receber atualização desde 2016.

Na última segunda-feira 17 de julho, data na qual é comemorado o Dia do Emoji, o aplicativo de mesagens da rede social de Mark Zuckerberg ganhou 16 stikers divertidos. A novidade, contudo, é justificada pelo lançamento do filme "The Emoji", com previsão de lançamento para 31 de agosto.

Como saber quem me excluiu do Facebook? Troque dicas no Fórum do TechTudo.

Mais do TechTudo