Downloads
Publicidade

Por Filipe Garrett, para o TechTudo

A partir de agora, o Google Street View passa a oferecer a Estação Espacial Internacional (ISS) entre os pontos de interesse que podem ser visitados. Por meio da ferramenta do Google, é possível conhecer o interior da estação que orbita a Terra desde 1998 a uma distância média de 400 quilômetros da superfície. As fotos apresentadas no Street View foram tiradas por Thomas Pesquet, astronauta francês que passou seis meses trabalhando na Estação Espacial Internacional. A ISS é o primeiro ponto fora da superfície da Terra acessível via Google Street View.

Usuários podem percorrer todos os ambientes da estação espacial — Foto: Reprodução/Filipe Garrett

Gravidade zero

Dadas as condições especiais do ambiente em microgravidade, o Google e a Nasa desenvolveram um método que usou uma câmera flutuante para realizar imagens. Entre as vantagens, a técnica permite fotos e ambientes criados em 360 graus reais: não há distorções, não importa o ângulo para o qual você aponte.

Ambientes contam com pontos de interesse que apresentam curiosidades e informações sobre a ISS — Foto: Divulgação/Google

Falando sobre a experiência de ser astronauta, e fotógrafo do Street View, Pesquet explica que o processo de coleta das imagens foi desafiador, dada a profusão de fios e de superfícies cheias de equipamentos na ISS. O próprio processo de fotografia usou câmeras DSLR comuns já à bordo em lugar dos kits usados pelas equipes do Street View nas operações realizadas na superfície como o Trekker.

Informações sobre a Estação Espacial Internacional estão distribuídas em todos os módulos — Foto: Divulgação/Google

Segundo o astronauta, a ele coube tirar as fotos e enviá-las de volta para a Terra. Na superfície, o Google cuidou do processo de reuni-las de para recriar os ambientes da estação, em um giro 360 para todas as direções.

Estação Espacial Internacional passa a integrar a lista de locais inusitados disponíveis no Street View — Foto: Divulgação/Google

Outro detalhe interessante sobre a Estação Internacional Espacial no Google Street View é a inclusão de curiosidades e dados técnicos para que os visitantes conheçam mais a respeito da ISS enquanto visualizam os ambientes em que os astronautas trabalham e conduzem seus estudos. Um vídeo com detalhes do processo de gravação estão diponível no YouTube (youtube.com/watch) e você pode acessar as imagens feitas dentro da cabin especial na seção dedicada do Google Street View (google.com/streetview/international-space-station).

Mais do TechTudo