Por Gabriel Ribeiro, para o TechTudo


O iPhone com iOS 11 não terá mais o recurso de multitarefa que usa o 3D Touch para troca rápida de aplicativos. A ausência da função foi percebida por pessoas que estão testando a versão beta do sistema, mas a informação foi confirmada pela Apple em resposta a um consumidor.

Os dispositivos que possuem o 3D Touch (desde o iPhone 6S) possuem um atalho para a troca de aplicativos. Ao aplicar pressão sobre a tela na lateral esquerda e deslizar para a direita, é possível alternar entre os apps que estão abertos em segundo plano. O efeito é o mesmo de quando o usuário pressiona a tecla de início (Home) duas vezes seguidas, e seassemelha ao Alt + Tab, comando muito usado em computadores.

3D Touch para exibir os apps recentes no iPhone com iOS 10 — Foto: Thássius Veloso / TechTudo

Os usuários cogitaram que a ausência fosse um tipo de falha, algo comum em sistemas que ainda estão em teste. No entanto, quando perguntada sobre o motivo pelo qual a função não está no novo iOS, a Apple respondeu que ela foi tirada propositalmente e que não se tratava de um bug.

Os motivos ainda não foram confirmados, mas, rumores sobre o iPhone 8 indicam que a remoção da função estaria relacionada à tela do celular. De acordo com os últimos vazamentos, a nova geração do smartphone deve vir com ‘tela infinita’, aos moldes do Galaxy S8. Por não ter bordas, o recurso ficaria comprometido. Outra teoria dos usuários sobre o recurso diz respeito a abertura acidental do multitarefa.

Multitarefa de aplicativos no iOS — Foto: Reprodução/Helito Bijora

Vale lembrar que o iOS 11 está em estágio de testes. A Apple ainda pode fazer modificações no sistema, mas até o momento a impressão que dá é de que o recurso realmente ficou de fora.

A próxima versão do iOS deve chegar aos celulares da Apple, como uma atualização gratuita, a partir de setembro.

Android ou iOS: qual é o melhor? Comente no Fórum do TechTudo.

Mais do TechTudo