Por Anna Kellen Bull, da redação


Se o seu iPhone for roubado ou furtado, é preciso ter muita cautela antes de clicar em e-mail ou SMS com o nome do serviço Find My iPhone, da Apple. Criminosos estão usando o título da empresa para aplicar golpes de phishing no Brasil, a fim de descobrir o login e a senha do Apple ID das vítimas.

Com os dados do serviço em mãos, é possível acessar todas as informações armazenadas no iCloud do usuário, como fotos, mensagens e anotações. Os bandidos podem, principalmente, desativar o Buscar iPhone – app que localiza o celular iOS e permite o seu bloqueio remoto para dificultar a venda no mercado ilegal.

iPhone roubado ou furtado: criminosos aplicam golpes para roubar Apple ID — Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo iPhone roubado ou furtado: criminosos aplicam golpes para roubar Apple ID — Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo

iPhone roubado ou furtado: criminosos aplicam golpes para roubar Apple ID — Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo

Os e-mails e mensagens de texto levam o usuário a um site falso que apresenta uma tela de login do Apple ID. A cópia mal-intencionada surpreende pela semelhança com a página oficial da fabricante do iPhone 7 e 7 Plus. Apesar disso, procurada pelo TechTudo, a Apple não se pronunciou sobre o golpe até o fechamento desta matéria. Veja, nas linhas a seguir, como os criminosos agem e como se proteger caso roubem ou furtem o seu celular com iOS.

O que é Find My iPhone e Apple ID?

O Find My iPhone (Buscar iPhone, em português) é um serviço que permite localizar o dispositivo da Apple (iPhone, iPad, iPod ou MacBook) onde quer que ele esteja, caso se conecte à Internet. Com o aplicativo, é possível enviar alertas para avisar que o smartphone foi perdido; bloquear o aparelho; e até apagar as informações armazenadas no celular, de maneira remota.

E-mail verdadeiro do Find My iPhone, app que localiza o iPhone perdido ou roubado — Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo E-mail verdadeiro do Find My iPhone, app que localiza o iPhone perdido ou roubado — Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo

E-mail verdadeiro do Find My iPhone, app que localiza o iPhone perdido ou roubado — Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo

Se o modo perdido for ativado no telefone, o app envia um e-mail para o dono do celular com a localização exata do dispositivo. O Buscar iPhone só pode ser utilizado ou desativado se o usuário souber as informações do Apple ID vinculado ao smartphone. Por isso, as credenciais do Apple ID da vítima são importantíssimas para os criminosos: sem o login e a senha do serviço, não é possível desbloquear o aparelho para a sua possível utilização ou revenda no mercado ilegal.

E-mail e SMS falsos do Find My iPhone

O e-mail falso surpreende pela semelhança com a comunicação oficial da Apple. Um mapa fictício informa que seu iPhone foi localizado em uma rua simulada e traz a opção de visualizar o local. Os bandidos usam a marca da Apple de forma quase idêntica ao e-mail original, com o ícone do iCloud e, inclusive, o endereço americano da companhia de Cupertino. Os usuários mais desavisados clicam para ver a localização do celular roubado e são redirecionados a um site com a tela de login do Apple ID.

Site falso é uma cópia da página oficial de login do Apple ID — Foto: Reprodução/Anna Kellen Bull Site falso é uma cópia da página oficial de login do Apple ID — Foto: Reprodução/Anna Kellen Bull

Site falso é uma cópia da página oficial de login do Apple ID — Foto: Reprodução/Anna Kellen Bull

Novamente, os detalhes da página são muito parecidos com o link original da Apple. Ao colocar suas informações, o mais provável é que os criminosos tenham acesso a todos os dados do usuário. A mensagem de texto, por outro lado, não tem o mesmo cuidado visual: o SMS possui erros ortográficos, além de uma formatação duvidável.

Como identificar o verdadeiro?

Para detectar o e-mail verdadeiro de localização do Find My iPhone, é importante reparar nos mínimos detalhes. Em primeiro lugar, o endereço de e-mail original da Apple: noreply@email.apple.com. Outra diferença notável é que o serviço oficial mostra o nome dado ao seu iPhone, enquanto o falsificado não exibe essa informação específica.

E-mail falso usa o nome da Apple para aplicar golpes — Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo E-mail falso usa o nome da Apple para aplicar golpes — Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo

E-mail falso usa o nome da Apple para aplicar golpes — Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo

Um truque que também pode ajudar é visualizar o endereço do site pelo navegador do PC previamente, ou seja, sem clicar e cair na armadilha. Para isso, basta abrir a mensagem no computador e "passar o mouse" em cima dos links azuis que estão localizados no canto inferior, conforme mostra a imagem acima. Os e-mails verdadeiros são compostos por páginas iniciadas em https://www.apple.com. Os criminosos, por outro lado, têm links suspeitos que não começam com o nome da companhia.

Se a dúvida persistir, uma dica valiosa é não clicar em sites enviados por e-mail ou por outros meios de comunicação. O usuário pode entrar pela página oficial do iCloud (https://www.icloud.com) assim que quiser buscar o dispositivo perdido.

A Apple não envia comunicados sobre a localização do Find My iPhone por SMS. Portanto, não é recomendável clicar em páginas enviadas por mensagens de texto em hipótese alguma.

Criminosos aplicam golpes por meio de SMS falsa para roubar Apple ID de iPhone roubado — Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo Criminosos aplicam golpes por meio de SMS falsa para roubar Apple ID de iPhone roubado — Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo

Criminosos aplicam golpes por meio de SMS falsa para roubar Apple ID de iPhone roubado — Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo

Meu iPhone foi roubado. O que fazer?

É possível rastrear um iPhone roubado ou perdido por meio do seu iCloud, usando o Apple ID. Nesta mesma ferramenta, o dono do dispositivo pode fazer outras ações, como Tocar Som, usar o Modo Perdido e Apagar o iPhone. Outra alternativa é ligar para a sua operadora imediatamente e bloquear o celular pelo IMEI.

Se você não lembra o código do aparelho e nem possui a caixa, veja como descobrir o IMEI de um iPhone remotamente por meio do Apple ID. Está preocupado em perder seus dados? Saiba como restaurar fotos de um iPhone perdido ou roubado neste tutorial.

Mais do TechTudo