Por Filipe Garrett, para o TechTudo


Depois de 32 anos, a existência do Microsoft Paint, popular editor de imagens integrado ao Windows, chega ao fim. A Microsoft decidiu eliminar o aplicativo do Windows 10 a partir do novo Creators Update, previsto para chegar aos usuários no mês de setembro. Com isso, o foco em criação e edição de imagens no sistema operacional passa a ser no Paint 3D, versão remodelada do aplicativo, introduzida no primeiro Creators Update e que se destaca pelo suporte a imagens tridimensionais.

Paint 3D (ao fundo) substitui o Paint original, que acompanha todos as versões do Windows — Foto: Reprodução/Filipe Garrett Paint 3D (ao fundo) substitui o Paint original, que acompanha todos as versões do Windows — Foto: Reprodução/Filipe Garrett

Paint 3D (ao fundo) substitui o Paint original, que acompanha todos as versões do Windows — Foto: Reprodução/Filipe Garrett

A Microsoft classifica o Paint em suas páginas de suporte como “descontinuado” a partir do novo pacote de atualização do Windows 10. Na prática, isso significa que o editor de imagens deixará de ser atualizado e que, no futuro, pode ser completamente removido do Windows 10. Outro aplicativo que encara o mesmo tipo de fim é o Outlook Express, também presente na lista dos descontinuados.

"A lista tem a intenção de ajudar os clientes a considerar essas remoções e descontinuações para o seu próprio planejamento. A lista está sujeita a alterações e pode não incluir todas os recursos ou funcionalidades obsoletas", disse a Microsoft.

Quem desejar ter o Paint tradicional no Windows 10 pode usar o mesmo método ensinado pelo TechTudo para obter a versão clássica do jogo Paciência na versão mais atual do sistema operacional usando o instalador do Windows XP.

Veja a lista completa divulgada pela Microsoft

Programas descontinuados no Windows 10

Feature Removed Deprecated
Microsoft Paint X
Outlook Express X
3D Builder app X
Apndatabase.xml X
Enhanced Mitigation Experience Toolkit (EMET) X
IIS 6 Management Compatibility X
IIS Digest Authentication X
Reader app X
Reading List X
RSA/AES Encryption for IIS X
Sync Your Settings X
Screen saver functionality in Themes X X
Syskey.exe X
System Image Backup (SIB) Solution X
TCP Offload Engine X
Tile Data Layer X
TLS RC4 Ciphers X
Trusted Platform Module (TPM) Owner Password Management X
Trusted Platform Module (TPM): TPM.msc and TPM Remote Management X
Trusted Platform Module (TPM) Remote Management X
Windows Hello for Business deployment that uses System Center Configuration Manager X
Windows PowerShell 2.0 X

Paint 3D

Substituto do Paint, o Paint 3D oferece ao usuário acesso aos recursos do aplicativo original, além de contar com suporte à criação e edição de imagens em 3D de forma simples. Com interface mais amigável, o programa se adapta bem a dispositivos com telas sensíveis ao toque, substituindo até mesmo o Photoshop.

História do Paint

Ainda como Paintbrush, o Paint nasceu em 1985, integrado ao Windows 1.0, e desde então sempre foi um recurso nativo inseparável das sucessivas versões do Windows. De interface e conjunto de funções bastante simples, o Paint nunca se posicionou como um editor de imagens poderoso. Entretanto, o aplicativo marca a vida de muitos usuários, já que para muitos o manuseio do Paint constitui uma das primeiras recordações relacionadas ao uso de um computador desktop.

A última atualização considerável do Paint ocorreu em 2009, por conta do Windows 7, quando novas formas foram incluídas, além de melhorias gerais de interface e performance. As mudanças, porém, deram origem ao Paint 3D.

Via Microsoft

MAIS DO TechTudo