E-mail
Publicidade

Por Raquel Freire, para o TechTudo


O aplicativo do Outlook para celulares Android e iPhone (iOS) foi remodelado. A maior atualização é no mecanismo de busca, que ficou mais inteligente – ele é capaz pesquisar na agenda, em anexos, itinerários de viagens e outros lugares além dos e-mails. A Microsoft também mudou a experiência de navegação e conversação, tornando mais simples alternar entre contas e responder e-mails em grupo, por exemplo.

Para usuários iPhone com conta no Outlook.com ou Gmail, o update ocorre aos poucos; quem tem conta do Office 365 perceberá a mudança nos próximos dias. Já o novo sistema de pesquisa chegará em breve no iOS. Quem tem Android, porém, terá que aguardar alguns meses para receber as três atualizações.

App do Outlook ganha sistema de pesquisa inteligente — Foto: Divulgação/Microsoft

Desenvolvida pelo Microsoft Graph, tecnologia usada para tornar as aplicativos de produtividade mais inteligentes, a nova ferramenta de buscas terá destaque no app remodelado. O ícone ficará sempre ao centro da barra inferior, acessível a apenas um toque, independentemente de onde o usuário estiver.

Em vez de uma tela em branco, a aba exibirá sugestões proativas dos principais contatos e arquivos recentes. Quando o usuário começar a digitar um nome, o preenchimento automático mostrará os destinatários mais comuns primeiro. Outra novidade é a seção "hoje", que mostrará eventos e compromissos marcados para o dia.

Conversas

O aplicativo do Outlook passará a mostrar mais do conteúdo de um e-mail na mesma tela. As correspondências estão separadas entre si de forma mais clara, o que torna mais fácil identificar o destinatário de cada mensagem nas conversas em grupo.

Há também uma caixa de resposta rápida na parte inferior da tela para que seja possível responder ao grupo visualizando os e-mails anteriores. Ainda existe a possibilidade de encaminhar e-mails ou editar a lista de destinatários, mas essas funções ficam mais escondidas.

Novo app do Outlook facilitará conversas com vários destinatários — Foto: Divulgação/Microsoft

Quando o usuário tocar em um e-mail para ler, o app automaticamente abrirá na primeira mensagem não lida. A ideia é que a pessoa pegue a conversa de onde parou, em vez de ficar rolando a tela até chegar no ponto desejado.

Navegação

A Microsoft inseriu uma barra à esquerda do menu, onde ficam todas as contas associadas ao Outlook. Elas estarão identificadas com os ícones dos respectivos provedores de e-mail. Basta tocar em uma conta para abrir as pastas e diretórios como caixa de entrada, rascunho e grupos.

Como fazer backup das contas do Microsoft Outlook? Descubra no Fórum do TechTudo.

Mais do TechTudo