'Paint não está indo embora', diz Microsoft, que sugere novo Paint 3D

Usuários podem contar com o novo Paint 3D para usar as velhas ferramentas 2D; versão tradicional vai para a loja de apps.

'Paint não está indo embora', diz Microsoft, que sugere novo Paint 3D 'Paint não está indo embora', diz Microsoft, que sugere novo Paint 3D
email facebook googleplus pinterest twitter whatsapp

Por Melissa Cruz Cossetti, da redação

Depois de 32 anos, a Microsoft decidiu descontinuar o Paint, popular editor de imagens integrado ao Windows desde 1985. A medida causou revolta nos usuários do software, que recorrem ao Paint para fazer ajustes rápidos em fotos sem precisar usar programas mais complexos. A Microsoft decidiu eliminar o aplicativo do Windows 10, a partir do Creators Update, previsto para chegar aos usuários em setembro. Em nota, a empresa afirma que o MS Paint não está indo embora completamente e que estará disponível para download em breve. Os usuários também podem contar com o novo Paint 3D para usar as velhas ferramentas 2D.

“O Microsoft Paint não está indo embora. Além das novas ferramentas 3D, muitos dos recursos amados do MS Paint, como a edição de imagens e a criação em 2D, estão no Paint 3D, disponibilizado com a Atualização para Criadores do Windows 10", informa a fabricante do Windows, sugerindo o uso do novo programa editor.

O Microsoft Paint não está indo embora. Muitos dos recursos amados do MS Paint estão no Paint 3D

"No futuro, o MS Paint estará na Windows Store gratuitamente e continuaremos a oferecer atualizações e experiências no Paint 3D, para que as pessoas tenham as melhores ferramentas criativas em um único lugar”, completa o comunicado.

Paint 3D (Foto: Divulgação/Microsoft) Paint 3D (Foto: Divulgação/Microsoft)

Paint 3D (Foto: Divulgação/Microsoft)

MS Paint na Windows Store

Ainda de acordo com a Microsoft, conforme a nota, o novo Paint 3D vira um software nativo do Windows 10 — que já vem pré-instalado — e a outra versão, o antigo MS Paint para PCs, vai grátis para a loja de apps Windows Store. Portanto, quem quiser usá-lo, terá que baixá-lo manualmente, para usar a versão tradicional. A fabricante do Windows não informou quando o app chega para download.

O que é o Paint 3D?

O Paint 3D é o substituto direto do Paint tradicional e tem como principal diferencial o acesso a outros recursos em três dimensões, que vão além das ferramentas básicas presentes no aplicativo original. Com interface mais amigável e fácil de usar, o programa se adapta bem a dispositivos com telas sensíveis ao toque como notebooks dois em um, substituindo em alguns casos o Photoshop.

Requisitos do Microsoft Paint 3D

Requisitos do Sistema Mínimo Recomendado
Sistema Operacional Windows 10 Windows 10
Arquitetura x86, x64 x86, x64

O tamanho aproximado do download do Paint 3D é de 40,5 MB a 332,84 MB (com atualizações). O aplicativo tem nota 4,3 (microsoft.com/pt-br/store/p/paint-3d).

Paint 3D (Foto: Divulgação/Microsoft) Paint 3D (Foto: Divulgação/Microsoft)

Paint 3D (Foto: Divulgação/Microsoft)

A história do Microsoft Paint

Ainda como Paintbrush, o Paint nasceu em 1985, integrado ao Windows 1.0, e desde então sempre foi um recurso nativo inseparável das sucessivas versões do Windows. De interface e conjunto de funções bastante simples, o Paint nunca se posicionou como um editor de imagens poderoso. Entretanto, o aplicativo marca a vida de muitos usuários, já que para muitos o manuseio do Paint constitui uma das primeiras recordações relacionadas ao uso de um computador desktop.

Paint no Windows Vista (Foto: Reprodução/YouTube ) Paint no Windows Vista (Foto: Reprodução/YouTube )

Paint no Windows Vista (Foto: Reprodução/YouTube )

A última atualização considerável do Paint ocorreu em 2009, por conta do Windows 7, quando novas formas foram incluídas, além de melhorias gerais de interface e performance. As mudanças, porém, deram origem ao Paint 3D.

MAIS DO TechTudo