Por João Gabriel Balbi, da Redação


A Kingston traz ao Brasil o MobileLite Duo 3C, um leitor cartão microSD de interface dupla: em uma das pontas ele tem conexão USB-A, com tecnologia USB 3.1, e do outro lado conexão USB-C. O dispositivo é bem resistente, construído em metal, é leve e pode ser transportado facilmente.

Compatível com cartões microSD/SDHC/SDXC, UHS-I, o MobileLite Duo 3C pode ser útil em diversas situações, já que as possibilides de conexão são inúmeras. O aparelho chega ao país em agosto pelo preço sugerido de R$ 119,00.

Faça o backup de um smartphone android com facilidade — Foto: João Gabriel Balbi/TechTudo Faça o backup de um smartphone android com facilidade — Foto: João Gabriel Balbi/TechTudo

Faça o backup de um smartphone android com facilidade — Foto: João Gabriel Balbi/TechTudo

Muito parecido com um pendrive, o MobileLite Duo 3C é mais que isso. Com ele você pode escolher a capacidade de armazenamento que preferir. Ele é compatível com os mais modernos dispositivos e notebooks do mercado, proporcionando a transferência de arquivos de maneira simples e rápida.

Aplicativo do TechTudo: receba as melhores dicas e últimas notícias no seu celular

Em nosso teste, ele obteve excelente desempenho ao transferir arquivos pesados de fotos e vídeos. O dispositivo é compatível com portas USB 3.1, mas também funciona com a geração anterior, 2.0, possibilitando aos usuários migrar para 3.0 no futuro, usando um único leitor de cartão. Foi possível transferir vídeos em resolução 4K rapidamente, de um cartão microSD para um computador com porta USB 3.1, a uma velocidade de até 45Mbps.

Com o Kingston MobileLite Duo 3C foi possível transferir vídeos em resolução 4K a uma velocidade de até 45Mbps (imagem da esquerda) — Foto: Reprodução/TechTudo Com o Kingston MobileLite Duo 3C foi possível transferir vídeos em resolução 4K a uma velocidade de até 45Mbps (imagem da esquerda) — Foto: Reprodução/TechTudo

Com o Kingston MobileLite Duo 3C foi possível transferir vídeos em resolução 4K a uma velocidade de até 45Mbps (imagem da esquerda) — Foto: Reprodução/TechTudo

A tendência é que os notebooks passem a ser fabricados com portas USB-C. É possível fazer facilmente o backup dos arquivos de um smartphone Android com conector USB-C, para um cartão microSD. Isso pode ser útil para desafogar a memória interna do telefone e garantir a integridade de dados importantes.

O Kingston MobileLite Duo 3C suporta cartões micro SD com até 2Tb de memória — Foto: João Gabriel Balbi/TechTudo O Kingston MobileLite Duo 3C suporta cartões micro SD com até 2Tb de memória — Foto: João Gabriel Balbi/TechTudo

O Kingston MobileLite Duo 3C suporta cartões micro SD com até 2Tb de memória — Foto: João Gabriel Balbi/TechTudo

Graças a sua dupla interface USB, o Kingston MobileDuo C3 é compatível com sistemas operacionais antigos e modernos, dentre eles: Windows 7, Windows 10, MacOS X e superiores, Linux e Android 7.0. Com garantia de dois anos, o MobileLite Duo 3C suporta cartões microSD de até 2Tb e estará disponível para compra no Brasil em agosto pelo preço sugerido de R$ 119,00.

Qual a melhor forma de organizar um HD? Comente no Fórum do TechTudo

Mais do TechTudo