Por Pedro Cardoso, para o TechTudo


Duas ferramentas do YouTube deixarão de funcionar a partir do dia 20 de setembro: o editor de vídeos e os slides de fotos. A baixa adesão de usuários é um dos motivos do encerramento. Em contrapartida, as ferramentas de ''Melhorias'' continuarão a funcionar. Dessa forma, ainda será possível fazer pequenos ajustes como cortar, desfocar e aplicar filtros online, diretamente na plataforma. Para edições mais profissionais, o Google recomenda programas gratuitos ou pagos de terceiros.

YouTube vai perder Video Editor e Slide Show  — Foto: Melissa Cruz/TechTudo YouTube vai perder Video Editor e Slide Show  — Foto: Melissa Cruz/TechTudo

YouTube vai perder Video Editor e Slide Show — Foto: Melissa Cruz/TechTudo

Os vídeos e slides editados com essas ferramentas serão preservados. Entretanto, se você tiver algum projeto aberto no editor, este deverá ser finalizado e publicado antes do prazo limite. Após a data, você não terá mais acesso aos seus trabalhos.

Se você usava a edição de vídeos do YouTube e está procurando apps gratuitos, a solução mais apropriada para Windows pode ser o Media Composer First, da Avid. Para usuários do macOS, o iMovie ainda é a melhor opção. Uma boa dica é usar editores de vídeo web como o Magisto e o WeVideo, por exemplo.

Como evitar que um vídeo trave? Comente no Fórum do TechTudo.

MAIS DO TechTudo