A expectativa em torno do Galaxy Note 8, o próximo supercelular da Samsung

Smartphone foi alvo de vários vazamentos. Especulações dão conta de tela de 6,4” e câmera dupla.

email facebook googleplus pinterest twitter whatsapp

Por Raquel Freire, para o TechTudo

Falta muito pouco para conhecer a fundo o Galaxy Note 8. O próximo celular premium da Samsung será revelado nesta quarta-feira (23), diretamente de Nova York, com direito a cobertura do TechTudo diretamente de solo americano. Isso não significa que a ansiedade esteja menor para os fãs da marca. As expectativas sobre o lançamento são enormes, especialmente porque o aparelho chegará para reaver a fama da linha, abalada com o explosivo Galaxy Note 7.

Todos os indicativos são de que as especificações trarão melhorias em relação à geração passada. A mais aguardada é a estreia de uma câmera dupla na parte de trás, algo que ainda não foi adicionado em nenhum smartphone da Samsung. A seguir, listamos os principais rumores sobre o novo aparelho da fabricante sul-coreana.

Sucessor do polêmico Note 7 (foto), Galaxy Note 8 será anunciado nesta quarta-feira (23) (Foto: Ana Marques/TechTudo) Sucessor do polêmico Note 7 (foto), Galaxy Note 8 será anunciado nesta quarta-feira (23) (Foto: Ana Marques/TechTudo)

Sucessor do polêmico Note 7 (foto), Galaxy Note 8 será anunciado nesta quarta-feira (23) (Foto: Ana Marques/TechTudo)

Design com bordas mínimas?

Evan Blass, dono do perfil @evleaks no Twitter – famoso pelos vazamentos certeiros –, recentemente divulgou uma imagem do que ele alega ser o Galaxy Note 8. O visual é muito parecido com o do Galaxy S8, trazendo tela com borda mínima e display curvo. Além de preto e cinza, o novo Note pode ser lançado em uma variante na cor azul escuro.

Design do Galaxy Note 8 deverá ser similar ao do S8 (Foto: Reprodução/Twitter) Design do Galaxy Note 8 deverá ser similar ao do S8 (Foto: Reprodução/Twitter)

Design do Galaxy Note 8 deverá ser similar ao do S8 (Foto: Reprodução/Twitter)

Há uma grande expectativa para que a Samsung não coloque o leitor de digitais bem ao lado da câmera traseira, tal como foi feito no Galaxy S8 e tem sido alvo de críticas – inclusive na análise publicada pela gente. Surgiram alguns rumores sobre um sensor integrado à tela, mas essa solução não é exatamente fácil de implementar.

Se a fabricante resolver atender às reclamações, o mais provável é que o componente continue na parte de trás, mas fique bem no centro do aparelho, distante das lentes. No entanto, é possível que isso sequer aconteça. Em mais imagens divulgadas por Evan Blass, o leitor de impressão digital continua ao lado da câmera.

Tela de 6,4”?

O Galaxy Note 8 deve repetir o display superwide vista em outros celulares durante 2017. Ela também é chamada de “tela infinita” pela indústria, apesar de todas as críticas a respeito do nome que foge à realidade. A dimensão deve ser de 6,4”, maior do que os 6,2” vistos no Galaxy S8 Plus. Há comentários de bastidores que indicam resolução 4K, o que superaria a resolução Quad HD+ dos atuais celulares premium da marca.

A maior novidade no painel estaria na sensibilidade à pressão, recurso similar ao 3D Touch da Apple. Vale lembrar, no entanto, que a funcionalidade era esperada ainda no S8 e não se confirmou.

Câmera dupla?

A Samsung deverá adotar a câmera dupla na traseira, tendência da qual se esquivou nos Galaxy S8 e S8 Plus. O maior indício foi dado pela própria fabricante, em um teaser voltado para o mercado sul-coreano.

No início do clipe, uma modelo simula duas lentes com as mãos. Ao longo do vídeo de divulgação, são mostrados efeitos de imagens possíveis apenas com o advento de dois sensores, como desfoque no fundo da foto.

Vídeo de divulgação da Samsung mostra efeitos de câmera típicos de sensor duplo (Foto: Reprodução/YouTube) Vídeo de divulgação da Samsung mostra efeitos de câmera típicos de sensor duplo (Foto: Reprodução/YouTube)

Vídeo de divulgação da Samsung mostra efeitos de câmera típicos de sensor duplo (Foto: Reprodução/YouTube)

De acordo com o site sul-coreano etnews.com, o aparelho terá um sensor ótico de 12 megapixels e uma lente teleobjetiva com sensor de 13 megapixels. Ele poderá trazer zoom óptico de 3x, evidência notada a partir de uma lista de especificações no site da empresa. A página incluia um comparativo da qualidade fotográfica entre zoom óptico e zoom digital de 3x.

Armazenamento de 128 GB?

Um dos indícios mais fortes quanto ao conjunto interno foi dado pela própria Samsung. Em seu Twitter, a fabricante divulgou o processador Exynos 8895 sobre um celular ainda desconhecido, provavelmente o Galaxy Note 8.

Processador Exynos 8895 deve ser coração do Galaxy Note 8 (Foto: Divulgação/Samsung) Processador Exynos 8895 deve ser coração do Galaxy Note 8 (Foto: Divulgação/Samsung)

Processador Exynos 8895 deve ser coração do Galaxy Note 8 (Foto: Divulgação/Samsung)

O componente é um octa-core de até 2,3 GHz. Além disso, o smartphone trará, de acordo com as especulações, memória RAM de 6 GB e armazenamento de 128 GB.

Caneta eletrônica S-Pen

Ao confirmar a data de lançamento para o dia 23, a Samsung publicou um GIF em seu blog oficial exibindo a S-Pen, que desenha o provável design do Note 8. A presença da caneta eletrônica não é um rumor, mas agora ela é esperada para vir com um alto-falante embutido. Se a aposta estiver correta, é possível que a interação com a Bixby possa ser feita através da S-Pen.

Animação mostra a nova S-Pen desenhando as formas do novo Galaxy Note 8 (Foto: Divulgação/Samsung)

Animação mostra a nova S-Pen desenhando as formas do novo Galaxy Note 8 (Foto: Divulgação/Samsung)

Bixby com comandos de voz?

A Samsung já declarou que o Bixby é uma prioridade em seus dispositivos. Então, é fácil apostar que a assistente de voz estará presente no Note 8. Também é dado como certo que o smartphone contará com um botão físico destinado ao aplicativo, já presente nos Galaxys S8.

A novidade neste quesito é um suposto fone de ouvido Bluetooth com suporte a comandos de voz da Bixby. O rumor, também revelado pelo portal etnews.com, dá conta de que o gadget será lançado no dia 23. Ele poderia acompanhar o smartphone na caixa por tempo limitado, segundo os boatos.

Bateria

O ponto mais delicado para a nova geração do Note é, sem dúvida, a bateria. Para superar a péssima fama gerada pelo Note 7, a Samsung instituiu uma lista aprimorada de verificações de segurança. O novo padrão foi aplicado nos Galaxy S8, até agora ilesos de problemas em relação ao componente.

Vendas em setembro?

De acordo com DJ Koh, chefe da divisão de dispositivos móveis da Samsung, as vendas terão início em setembro e outubro, dependendo da região. Países como Estados Unidos e Coreia do Sul costumam receber o produto antes, ao passo que o lançamento global é feito tradicionalmente no mês posterior.

Usando o cronograma do Galaxy S8 como parâmetro, estima-se que o Note 8 desembarque por aqui em outubro – o modelo começou a ser vendido no mercado americano em 21 de abril, chegando ao Brasil em 12 de maio. Se a data agrada aos mais apressados, o valor não deve animar muito. O Note 7 teria preço de R$ 4.299, se tivesse chegado a ser comercializado no país.

É fácil imaginar que o próximo lançamento não seja mais barato que isso. Ainda que a Samsung esteja tentando reposicionar a linha Note de volta às prateleiras, o modelo atual teria duas câmeras e componentes mais caros.

Com informações: TechRadar, Cnet e Etnews

Vale a pena esperar pelo Galaxy Note 8? Opine no Fórum do TechTudo.

MAIS DO TechTudo