Por Paulo Alves, Para o TechTudo


O Google Allo é o mais recente mensageiro de celular a ganhar versão para PC. O Allo Web chega para concorrer com o rival WhatsApp, que há tempos funciona no smartphone e no navegador desktop. As soluções são alternativas para quem quer se comunicar com praticidade e passa o dia na frente do computador. No entanto, as opções trazem vantagens diferentes, dependendo da necessidade do usuário. Veja os principais recursos das duas plataformas para web e compare qual é o melhor para conversar usando teclado e mouse.

WhatsApp vs. Google Allo — Foto: Arte/TechTudo WhatsApp vs. Google Allo — Foto: Arte/TechTudo

WhatsApp vs. Google Allo — Foto: Arte/TechTudo

Facilidade de uso

Allo e WhatsApp oferecem a mesma restrição de acesso na web: só funcionam com o celular conectado. Isso significa que não é possível usar a versão para navegador de forma independente, já que o smartphone deve estar conectado.

Na hora de fazer login, os dois requerem escanear um código QR na tela do PC usando o celular. Nesse ponto, o WhatsApp sai na frente por permitir conexão a partir do app para Android e iOS (iPhone). O Allo Web, por enquanto, é restrito a usuários do sistema do Google para smartphones.

WhatsApp e Allo requerem celular sincronizado — Foto: Reprodução/Paulo Alves WhatsApp e Allo requerem celular sincronizado — Foto: Reprodução/Paulo Alves

WhatsApp e Allo requerem celular sincronizado — Foto: Reprodução/Paulo Alves

Funções

O principal diferencial do Allo é o Google Assistente, inteligência artificial da gigante das buscas que entende o contexto e sugere informações úteis. O recurso está presente também na versão web e funciona de forma independente, para consultas pontuais; ou dentro do chat, para enriquecer a conversa com reservas de hotéis, cálculos e uma série de outras dúvidas respondidas na hora.

Google Assistant é principal recurso do Allo — Foto: Reprodução/Paulo Alves Google Assistant é principal recurso do Allo — Foto: Reprodução/Paulo Alves

Google Assistant é principal recurso do Allo — Foto: Reprodução/Paulo Alves

O mensageiro do Google traz ainda emojis, stickers, compartilhamento de arquivos (.pdf, .docs, .apk, .zip e .mp3) e o Respostas Inteligentes, recurso que permite conversar com amigos de forma rápida com poucos cliques, sem precisar digitar. O Allo também oferece o básico: cria chats individuais ou em grupo.

Google Allo ganha versão web para Chrome — Foto: Divulgação/Google

Google Allo ganha versão web para Chrome — Foto: Divulgação/Google

O WhatsApp Web oferece os mesmos recursos que o Allo, com exceção das respostas automáticas e o Google Assistente. Em contrapartida, o mensageiro suporta qualquer tipo de arquivo, tem gravação de áudio na hora e compartilha localização e contatos do usuário. Outras vantagens do WhatsApp são as respostas à mensagens específicas e busca de histórico de mensagens.

Funções WhatsApp Web x Allo Web

WhatsApp Web Allo Web
Grupos X X
Emojis X X
Imagens e vídeo X X
Stickers X
Assistente pessoal X
Respostas automáticas X
Gravação de áudio X
Criptografia X Só no modo Sem Rastros
Envio de localização X
Envio de contatos X
Busca de histórico X
Arquivos Qualquer formato Só .pdf, .docs, .apk, .zip e .mp3

Segurança

O WhatsApp oferece criptografia ponta-a-ponta nas conversas transmitidas pela versão web, sejam individuais ou em grupo. O recurso evita que hackers interceptem o conteúdo e bisbilhotem seus chats. Já no Allo, essa proteção só é oferecida no "bate-papo sem rastros", modo em que as mensagens trocadas com amigos são devidamente encriptadas para impedir interceptação de terceiros.

WhatsApp Web protege conversas com criptografia — Foto: Reprodução/Paulo Alves WhatsApp Web protege conversas com criptografia — Foto: Reprodução/Paulo Alves

WhatsApp Web protege conversas com criptografia — Foto: Reprodução/Paulo Alves

Web x Celular

Em comparação com as versões originais para celular, Allo e WhatsApp para web apresentam limitações. Os dois deixam de oferecer alguns recursos presentes no celular. O WhatsApp, até por ser mais antigo, sai na frente em termos de compatibilidade. No popular mensageiro para desktop não há chamadas de vídeo e voz, captura pela câmera do PC e o WhatsApp Status ainda está em testes.

Já no Allo ficam faltando funções como o compartilhamento de áudio gravado na hora (é possível enviar sons gravados em formato .mp3), envio da localização do GPS, GIFs e fotos da webcam. Além disso, o Allo no navegador não oferece busca de emojis por palavras-chave. Recursos como videochamadas e ligações por voz, vale lembrar, não são oferecidas pelo Allo nem no PC nem no smartphone.

WhatsApp e Allo: o que não tem na web

WhatsApp Web Allo Web
Não tem chamadas de voz Não tem gravação de áudio
Não tem chamadas de vídeo Não envia localização
Não tem Status Não envia GIFs
Não envia foto e vídeo da webcam Não envia foto e vídeo da webcam
Não tem pesquisa de emoji

Aplicativo para PC

Só o WhatsApp oferece versão para PC (Windows) e macOS (Apple) com instalação de software. Apesar de ser um app simples e que emula o próprio WhatsApp Web, o programa pode ser útil para quem não quer depender de navegadores ou manter uma aba dedicada ao mensageiro. O Allo, ao menos incialmente, só permite acesso no PC à versão web pelo browser do Google.

Só o WhatsApp tem aplicativo para PC — Foto: Reprodução/Paulo Alves Só o WhatsApp tem aplicativo para PC — Foto: Reprodução/Paulo Alves

Só o WhatsApp tem aplicativo para PC — Foto: Reprodução/Paulo Alves

Conclusão

Com exceção do Google Assistente, o WhatsApp Web está na frente do Allo em funções oferecidas e tende a ser uma opção melhor para conversar com os amigos pelo PC. Vale, no entanto, testar o Telegram Desktop, que supera os dois rivais em número de recursos, levando para o computador chamadas de voz, canais com milhares de membros, modo noturno e outras vantagens. O aplicativo russo pode ser acessado na web e em versões nativas para Windows e macOS.

O Google Allo pode superar o WhatsApp? Opine no Fórum do TechTudo.

Mais do TechTudo