Instant Karma: falso app para descobrir senha do Facebook é golpe

Software para Windows tem um trojan escondido e coloca usuário em risco no computador.

email facebook googleplus pinterest twitter whatsapp

Por Gabriel Ribeiro, para o TechTudo

Você baixou algum aplicativo para descobrir a senha de outra pessoa no Facebook? Pois saiba que, na verdade, pode estar sendo alvo de um ataque para… roubar os seus dados. Um relatório da LMNTRIX, uma empresa de segurança digital da Austrália, apontou que pelo menos um software com este propósito continha um malware escondido. O ataque foi apelidado de Instant Karma.

O aplicativo Facebook Password Stealer — disponível para Windows — ao ser instalado no computador despeja no sistema um vírus do tipo Trojan. O malware rouba as credenciais do Facebook da vítima e as envia para os cybercriminosos.

Aplicativo também atrai quem quer recuperar a própria senha (Foto: Divulgação/LMNTRIX) (Foto: LMNTRIX) Aplicativo também atrai quem quer recuperar a própria senha (Foto: Divulgação/LMNTRIX) (Foto: LMNTRIX)

Aplicativo também atrai quem quer recuperar a própria senha (Foto: Divulgação/LMNTRIX) (Foto: LMNTRIX)

O que chama atenção neste tipo de ataque é a forma de atrair usuários. Através de campanhas de publicidade na Internet e por e-mail, o aplicativo é oferecido como um solução que consegue roubar a senha de outras pessoas na rede social.

Outra parte da propaganda foca no público que quer recuperar a própria senha. Com isso, o aplicativo consegue atrair tanto quem tem a intenção de invadir o perfil de terceiros, quanto quem pretende apenas reaver as próprias credenciais.

Veja uma maneira correta e segura de recuperar a sua senha do Facebook.

Como funciona o golpe?

O app tem uma área semelhante a página de login do Facebook. Após digitar informações e clicar no botão Hack, o aplicativo libera um trojan. O arquivo malicioso descarrega uma aplicação em segundo plano que oferece acesso remoto à máquina. Com o acesso, criminosos podem roubar as credenciais do Facebook da própria vítima que, claro, não consegue roubar a senha de ninguém.

Como se proteger

Não custa lembrar que tentar roubar a senha de alguém não é nada legal. Se você tem algum aplicativo deste tipo instalado no computador, a recomendação é que exclua o software. Também mantenha um antivírus ativo e atualizado e não clique em links ou banners de origem duvidosa — que prometem soluções irregulares.

Agora, se você tem algum problema para fazer login na rede social, pode seguir alguns dos tutoriais preparado pelo TechTudo para resolver pequenos bugs. O Facebook oferece alternativas para quem esqueceu a senha e até mesmo para recuperar a conta mesmo que consigam trocar a senha sem sua autorização.

MAIS DO TechTudo