LG V30 tem tela com bordas mínimas, dual camera e chip Snapdragon 835

Fabricante sul-coreana ressalta que as lentes do V30 são produzidas com cristal, material mais nobre do que o plástico encontrado em outros smartphones.

LG V30 tem tela com bordas mínimas, dual camera e chip Snapdragon 835 LG V30 tem tela com bordas mínimas, dual camera e chip Snapdragon 835
email facebook googleplus pinterest twitter whatsapp

Por Thássius Veloso, da IFA 2017, em Berlim

Após diversos vazamentos na imprensa internacional, a LG revelou nesta quinta-feira (31) os detalhes do LG V30, celular premium que chega ao mercado global a tempo das vendas de Natal e de fim de ano. A ficha técnica inclui uma tela de 6 polegadas com cantos arredondados e bordas mínimas, bem como o processador Snapdragon 835, o mais avançado da Qualcomm.

LG V30: conheça o novo smartphone premium da LG

LG V30: conheça o novo smartphone premium da LG

Em apresentação a jornalistas e analistas da indústria, executivos da LG ressaltaram o poder de fogo do V30 em reprodução de vídeos e na captura de fotos.

O display conta com painel OLED e a tecnologia chamada de FullVision, a mesma do poderoso LG G6, anunciado no primeiro semestre. A promessa dos sul-coreanos é de uma “experiência mais imersiva e aprofundada” ao assistir a filmes, séries e programas de TV. O smartphone é compatível com HDR10, padrão que possibilita cores mais vibrantes – o conteúdo precisa estar também neste formato.

Por contar com o recurso de Always On Display (AOD), o produto é capaz de exibir o relógio e as notificações mais importantes durante as 24 horas do dia. Em feiras anteriores, especialistas do setor estimaram que a tecnologia consome somente 1% de bateria, com o objetivo de trazer mais conveniência para a vida dos consumidores. Quem quiser pode desabilitar a função durante a noite ou desativá-la permanentemente.

Outra função relacionada com a tela do V30 oferece um menu flutuante com as funções mais acessadas pelo usuário (como contatos e aplicativos). Um ícone fica na lateral direita da tela; quando clicado, ele traz as demais opções. A funcionalidade lembra o software Tela Edge, presente em alguns celulares da Samsung; segundo executivos da rival da LG, o gesto de deslizar o dedo da direita para a esquerda fica mais ergonômico quando a tela tem bordas curvas.

Câmera dupla do LG V30 tem abertura f/.16, a maior entre os smartphones premium (Foto: Thássius Veloso / TechTudo) Câmera dupla do LG V30 tem abertura f/.16, a maior entre os smartphones premium (Foto: Thássius Veloso / TechTudo)

Câmera dupla do LG V30 tem abertura f/.16, a maior entre os smartphones premium (Foto: Thássius Veloso / TechTudo)

O LG V30 segue a tendência atual da indústria de telefonia: câmera dupla, ou dual camera na terminologia em inglês. A parte de trás do telefone conta com dois sensores e duas lentes, produzidas com cristal, material mais nobre do que o plástico encontra no componente de outros celulares.

Além da lente objetiva, o produto conta com uma grande angular capaz de capturar mais pessoas e uma extensão maior da paisagem. A LG promete distorções menores quando o consumidor utilizar o modo wide angle.

Os engenheiros da sul-coreana fizeram avanços na abertura da câmera, que passou para f/1.6. Trocando em miúdos, quanto menor o número depois do “f/“, maior a capacidade da câmera de absorver luz. O recurso é particularmente interessante para quem gosta de tirar fotos em ambientes pouco iluminados. A LG diz ter a câmera fotográfica mais avançada do mercado. Em comparação com os produtos da também sul-coreana Samsung, o V30 sai na frente – o Galaxy S8 e o Galaxy Note 8, ambos lançamentos de 2017, têm abertura de no mínimo f/1.7.

A construção do LG V30 utiliza uma técnica de engenharia em que o alumínio recebe o formato da letra “H”. Apesar de imperceptível para o consumidor, a diferença traz maior durabilidade e resistência ao smartphone, de acordo com executivos.

A bateria do LG V30 tem capacidade para 3.300 mAh. A companhia aposta na eficiência energética do processador Snapdragon 835, reconhecido por reduzir o consumo de energia do telefone, na comparação com outros chipsets à venda.

A assistente virtual do Google marca presença no aparelho. Ela compreende comandos de voz que são relacionados com funções específicas do V30. Por exemplo, quando disser “gravar vídeo romântico com Cine Video”, o usuário recebe em retorno o aplicativo Cine Video aberto e já configurado para o filtro destinado a filmagens românticas. A parceria com o Google inclui DayDream, a central de apps e experiências em realidade virtual. É necessário ter um headset de VR para utilizar o recurso.

Anúncio global do LG V30 durante a IFA 2017 (Foto: Thássius Veloso / TechTudo) Anúncio global do LG V30 durante a IFA 2017 (Foto: Thássius Veloso / TechTudo)

Anúncio global do LG V30 durante a IFA 2017 (Foto: Thássius Veloso / TechTudo)

As especificações incluem memória RAM de 4 GB e armazenamento de 64 GB no modelo tradicional. Há ainda o LG V30 Plus, com armazenamento maior, de 128 GB.

Apesar do anúncio recente do Android 8 (Oreo), o V30 roda Android 7 (Nougat 7.1.2). O produto faz sua estreia na Coreia do Sul em 21 de setembro. Na sequência, ele chega a outros países, mas não há confirmação sobre as vendas do LG V30 no Brasil. São quatro opções de cores: preto, prata, azul e violeta.

Ficha técnica do LG V30

  • Tamanho da tela: 6 polegadas
  • Resolução da tela: QuadHD+ (2880 x 1440 pixels)
  • Processador: Snapdragon 835
  • Memória RAM: 4 GB
  • Armazenamento: 64 GB / 128 GB (LG V30 Plus)
  • MicroSD: Sim - até 2 TB
  • Sistema operacional: Android 7.1.2 Nougat
  • Câmera traseira: Dupla de 16 MP + 13 MP, com abertura de até f/1.6
  • Câmera frontal: 5 MP grande angular, com abertura de até f/2.2
  • Bateria: 3.300 mAh
  • Cores: preto, prata, azul e violeta
  • Dimensões e peso: 151,7 x 75,4 x 7,3 mm e 158g

O jornalista viajou para a Alemanha a convite da Philips.

MAIS DO TechTudo