Nearby Connections: como funciona o recurso que conecta dispositivos offline

Tecnologia permite que aplicativos para Android ofereçam maior quantidade de recursos sem internet.

email facebook googleplus pinterest twitter whatsapp

Por Filipe Garrett, para o TechTudo

O Nearby Connections é uma estrutura do Google oferecida aos desenvolvedores de apps para Android. O objetivo é simples: criar aplicativos que tenham um maior número de funcionalidades offline – ou seja, recursos avançados que independem de acesso direto à internet.

A ferramenta constrói uma conexão sem fio a partir de redes Bluetooth e Wi-Fi para possibilitar a troca de informações entre apps do seu celular e dispositivos que ofereçam essas interfaces e sejam compatíveis com a tecnologia. O Nearby Connections é compatível com todas as versões do Android a partir do Jelly Bean.

Ideia é permitir que celulares e outros dispositivos conversem entre si, dando a apps acesso a funcionalidades avançadas sem necessidade de Internet (Foto: Divulgação/Google) Ideia é permitir que celulares e outros dispositivos conversem entre si, dando a apps acesso a funcionalidades avançadas sem necessidade de Internet (Foto: Divulgação/Google)

Ideia é permitir que celulares e outros dispositivos conversem entre si, dando a apps acesso a funcionalidades avançadas sem necessidade de Internet (Foto: Divulgação/Google)

O Nearby Connections alterna automaticamente entre essas redes de acordo com a relevância e intensidade do sinal. No seu celular, o aplicativo compatível com a tecnologia passa a interagir com os dispositivos no ambiente, e a ter acesso a funcionalidades que, em geral, estariam disponíveis unicamente via internet.

Para que serve?

A ideia por trás do Nearby Connections é simplificar a vida de desenvolvedores e usuários. O recurso possibilita que alguns tipos de aplicativos tirem proveito de redes sem fio criadas a partir de conexões com dispositivos em um mesmo ambiente. Dessa forma, um app não precisa que você use seu plano de dados, ou tenha uma rede Wi-Fi disponível, para compartilhar e obter informações relevantes.

Entre exemplos recorrentes da aplicação da tecnologia está a possibilidade de que seu aplicativo de previsão do tempo preferido obtenha informações sobre as condições climáticas sem precisar de internet. Desde que seu celular esteja num ambiente com dispositivos compatíveis, tenha Wi-Fi e/ou Bluetooth ativado, será possível que o aplicativo obtenha as informações instantaneamente.

Essa aplicação poderia disparar alertas relacionados a potenciais tempestades e outros cataclismos climáticos para uma grande quantidade de usuários, independentemente da cobertura de 3G/4G, por exemplo.

Aplicações

Com Nearby Connections, celulares podem se conectar a outros aparelhos (Foto: Luana Marfim/TechTudo) Com Nearby Connections, celulares podem se conectar a outros aparelhos (Foto: Luana Marfim/TechTudo)

Com Nearby Connections, celulares podem se conectar a outros aparelhos (Foto: Luana Marfim/TechTudo)

O Google enumera algumas possibilidades de aplicação do Nearby Connections. Uma delas é que você possa usar seu celular como uma espécie de cartão de visitas em hotéis que oferecem quartos com dispositivos IoT. Quando você entra no ambiente, sensores podem ler suas preferências direto do celular e configuram temperatura e intensidade de iluminação de acordo com seus desejos.

Outra aplicação possibilitaria o compartilhamento de dados da agenda do smartphone. Você poderia, dessa forma, manter seus contatos completamente sincronizados com amigos ou familiares.

Em sala de aula, o professor poderia configurar seu dispositivo como hospedeiro (host) de uma rede via Neraby Connections. Dessa forma, os alunos poderiam ter acesso ao conteúdo da aula. Esse mesmo tipo de estrutura pode ser usado para permitir jogos em rede sem necessidade de internet, além de plataformas colaborativas de trabalho para grupos grandes e até mesmo serviços de mensagens offline.

Limitações e desafios de implementação

Uma tecnologia que permite a comunicação entre aparelhos sem internet parece uma ideia bastante atrativa. A limitação está no fato de que essa API acaba exigindo uma rede de conexões, sejam elas Bluetooth ou Wi-Fi, com outros dispositivos inteligentes, o que ainda não é a realidade para a maioria dos usuários.

A outra questão relacionada à implementação da tecnologia – a oferta de aplicações que tirem proveito da API – ainda engatinha. Com o lançamento da segunda geração do Nearby Connections, o Google afirmou que existem aplicativos em fase de desenvolvimento e que terão acesso a funcionalidades offline.

Quais são os melhores aplicativos para Android? Comente no Fórum do TechTudo.

MAIS DO TechTudo