Por Thássius Veloso, da redação

Google Assistente chega ao Brasil falando português; IA requer Android 6  Google Assistente chega ao Brasil falando português; IA requer Android 6 

O Google liberou hoje o software de inteligência artificial (IA) Google Assistente nos celulares Android em funcionamento no Brasil. A novidade vale para os smartphones que rodem atualmente o Android 6 (Marshmallow) ou Android 7 (Nougat). De acordo com a empresa, a maioria dos celulares com estes atributos já está apta a acessar a assistente virual.

Com o sistema de IA, o smartphone consegue realizar atividades mais complexas a partir de comandos de voz ou da interação do usuário por meio de texto. Na prática, a Google Assistente (com voz feminina, no momento) funciona da mesma maneira que a Siri (do iPhone) e a Cortana (do Microsoft Windows), respondendo dúvidas e também realizando consultas na internet.

Usuário deve dizer "Ok Google" ao smartphone para habilitar o Assistente — Foto: Reprodução / TechTudo Usuário deve dizer "Ok Google" ao smartphone para habilitar o Assistente — Foto: Reprodução / TechTudo

Usuário deve dizer "Ok Google" ao smartphone para habilitar o Assistente — Foto: Reprodução / TechTudo

Desde o mês passado, alguns brasileiros já conseguiam usar a assistente. A diferença fica por conta da escala: a partir de agora, o serviço vai chegar a toda a base de celulares com versões mais modernas do Android. O Google não revela números para o Brasil, mas calcula que no mundo aproximadamente 40% de todos os smartphones Android estejam aptos a rodar o software.

O que é Google Assistente? Um breve resumo

A Google Assistente existe nos celulares com Android e também no aplicativo de mensagens Google Allo. A proposta do Google é que o usuário converse por voz com a assistente virtual para realizar atividades, como consultar algo na internet ou buscar informações nos arquivos e fotos do próprio internauta. Esses dados precisam estar armazenados nos serviços do Google, como no Google Drive ou Google Fotos.

De acordo com a gigante da internet, a Google Assistente é uma geração mais sofisticada da mesma iniciativa que deu origem ao Google Now. A tecnologia é comparável à Siri, da Apple, e à Alexa, a ferramenta de inteligência artificial da Amazon.

A Google Assistente foi anunciada em 2016, durante o congresso Google I/O. Ela chega aos smartphones do Brasil, com compreensão do português falado aqui, mais de um ano depois do lançamento global.

Há dúvida em relação ao gênero que deve ser atribuído ao software, visto que em inglês ele é considerado neutro. O Google Brasil explicou que a função de assistente tem o artigo definido "o", enquanto a personalidade ganha o artigo "a". Por ora, o TechTudo adota o mesmo conceito para Siri, Alexa e Cortana: uma vez que a voz eletrônica é de mulher, trata a Google Assistente também no feminino.

Como acessar a Google Assistente?

Primeiro de tudo, é fundamental que o celular esteja com o software atualizado. Normalmente o update chega de maneira automática, e está disponível na maior parcela dos celulares Android que seguem os requisitos de funcionamento.

A Google Assistente é acessível ao falar "Ok Google" para o smartphone. Outra opção é manter o botão de início (Home) pressionado por alguns instantes, até que a janela de conversa com a assistente virtual surja na tela.

Quais são os comandos que a Google Assistente compreende?

Google Assistente pesquisa nas fotos do próprio usuário armazenadas pelo Google; faz busca na web; e abre Spotify para reproduzir música — Foto: Reprodução / TechTudo Google Assistente pesquisa nas fotos do próprio usuário armazenadas pelo Google; faz busca na web; e abre Spotify para reproduzir música — Foto: Reprodução / TechTudo

Google Assistente pesquisa nas fotos do próprio usuário armazenadas pelo Google; faz busca na web; e abre Spotify para reproduzir música — Foto: Reprodução / TechTudo

O escritório do Google brasileiro fez uma seleção dos comandos mais interessantes para quem quer conhecer as funcionalidades da Google Assistente.

  • Caminho para o Parque Ibirapuera
  • Mostre as minhas fotos de cachorro
  • Qual a minha agenda para hoje?
  • Tocar música "Paradinha"
  • Conte-me uma piada

Qual é a diferença entre Google Now e Google Assistente?

Mais moderna, a Google Assistente funciona em várias plataformas mantidas pelo Google. A novidade de hoje diz respeito ao Android, o sistema para celulares. No passado, o Assistente foi liberado no mensageiro Google Allo.

A principal proposta da gigante da web, com a inauguração da assistente, é fazer com que o usuário interaja com o Google e com que o buscador aprenda com o usuário. "Com o tempo, esperamos que a assistente aprenda a partir da interação com os usuários, para assim oferecer uma experiência cada vez melhor, mais personalizada e completa", declarou Lia Konskier, gerente de marketing do Google Brasil, em uma postagem no blog oficial.

O software também funciona no Google Home, caixa de som inteligente e que ainda não é possível comprar no Brasil.

O Brasil se junta a outros sete países que já têm o Google Assistente. O softwate entende inglês, espanhol, alemão e francês.

Mais do TechTudo