Por Felipe Vinha, para o TechTudo


O OkCupid, site e aplicativo de relacionamento, quer acabar com o envio de "nudes" desrespeitosos entre seus usuários — ou ao menos tentar. Em post no blog oficial, a platafroma anunciou que já exibe um aviso para todos, informando para que tenham respeito ao enviar mensagens para outras pessoas, além de não enviar nenhum tipo de mensagem ou imagem que não tenha sido solicitada. A regra é: ''se o conteúdo que quer enviar é algo que você não diria (ou mostraria) para alguém que conheceu em um bar, isto não deveria ser dito (ou exibido) online".

O site também esclarece que esse tipo de aviso está disponível nos termos e condições de uso, mas entende que nem sempre os usuários têm tempo ou paciência para ler tudo. Por conta disso, sempre que uma nova conversa for iniciada, o aviso será exibido para quem usa o aplicativo, rival do Tinder.

OkCupid — Foto: Gabrielle Lancellotti/TechTudo OkCupid — Foto: Gabrielle Lancellotti/TechTudo

OkCupid — Foto: Gabrielle Lancellotti/TechTudo

A ideia central é frear o spam e o assédio virtual, sofrido em boa parte por mulheres, a partir do recebimento de fotos indesejadas de pessoas sem roupa. De acordo com o OkCupid, um estudo feito pela psicóloga clínica Belisa Vranich afirma que a troca de mensagens inadequadas pode ser desestimulada — comparando com outros aplicativos de paquera como o Tinder — já que a rede social afirma que perfis com esse comportamento indesejado serão banidos.

Vale lembrar que esta não é a primeira vez que o OkCupid tomou atitudes para barrar comportamento tóxico em sua plataforma. Há alguns dias o serviço também emitiu um comunicado oficial em seu blog (theblog.okcupid.com/racism), alertando que possui "tolerência zero em relação a racismo", prometendo tomar providências em casos conhecidos.

Via OKCupid

Como enviar GIFs pelo Tinder? Troque dicas no Fórum do TechTudo.

Mais do TechTudo