Tela com formato 18:9 fica popular entre os celulares premium de 2017

Tecnologia traz maior imersão para quem assiste a vídeos. iPhone 8 deve repetir o recurso.

email facebook googleplus pinterest twitter whatsapp

Por Thássius Veloso, da redação

Os supercelulares LG G6 e Galaxy S8 chegaram ao mercado com ficha técnica de ponta e uma mudança notável: a proporção de 18:9. Ela é mais alta do que o encontrado em outros modelos para criar um efeito de widescreen extremo, e devido a isso recebeu um apelido contraditório por empresas como LG e Samsung: “tela infinita”, apesar de obviamente ter “limites”.

O motivo da mudança é aumentar a sensação de imersão ao assistir a vídeos – e aqui vale lembrar que o consumo de mídia é apontado por muitos usuários como uma das atividades mais importantes quando estão com seus dispositivos móveis em mãos.

Vídeo traz a análise completa do Galaxy S8, lançamento da Samsung com tela

Vídeo traz a análise completa do Galaxy S8, lançamento da Samsung com tela "infinita" e bordas curvas

Apesar da novidade, a proporção de 18:9 não é o padrão usado na indústria do audiovisual. Conteúdos da TV normalmente são filmados em 16:9, enquanto os de Hollywood têm 21:9. No fim das contas, o usuário terá que escolher entre ver o conteúdo com barras pretas nas laterais ou cortado em cima e embaixo, no modo zoom. Ao assistir a um show, por exemplo, pode ser que a plateia (na parte inferior da imagem) fique cortada.

Há também um modo de exibição que estica o vídeo para que ele preencha 100% da tela – o funcionamento é similar ao de TVs widescreen que passam a exibir imagens mais antigas, na proporção 4:3. No entanto, o procedimento é desaconselhado por profissionais da indústria, como Renato Citrini, gerente sênior da área de dispositivos móveis da Samsung Brasil. De acordo com ele, podem ocorrer distorções na imagem.

No modo zoom, smartphone da Samsung corta parte da legenda e marca d'água (Foto: Reprodução / TechTudo) No modo zoom, smartphone da Samsung corta parte da legenda e marca d'água (Foto: Reprodução / TechTudo)

No modo zoom, smartphone da Samsung corta parte da legenda e marca d'água (Foto: Reprodução / TechTudo)

O display "infinito" torna mais confortável o hábito de rolar pelo feed do Facebook ou Instagram, pois cabem mais posts e fotos. Ele também é uma boa pedida para quem gosta de ler reportagens e outros textos, já que a altura maior comporta mais informações.

Já em filmes e séries, a tecnologia ainda precisa mostrar a que veio. Ela deve ganhar um reforço de peso em setembro. Caso os vazamentos sobre o iPhone 8 se confirmem, são grandes as chances de Apple também adotar a proporção de 18:9 no display do futuro smartphone premium.

iPhone 8 vai chegar com tela infinita? Opine no Fórum do TechTudo.

MAIS DO TechTudo