Downloads
Publicidade

Por Felipe Vinha, para o TechTudo


Uma pesquisa inusitada apontou que utilizar determinado emoji, a “carinha de sorriso”, pode fazer com que você pareça burro frente aos colegas de trabalho. Pesquisadores da Universidade de Amsterdam, Haifa e a Universidade de Ben-Gurion, em Israel, descobriram que utilizar este tipo de símbolo em e-mails ou trocas de mensagem corporativas pode causar este efeito indesejado — fazendo com que outras pessoas não levem o funcionário a sério. A pesquisa foi realizada com 549 participantes, de 29 países distintos, ao longo dos últimos meses do primeiro trimestre de 2017.

Emojis do Facebook — Foto: Reprodução/Facebook

No experimento realizado com estas pessoas, os participantes foram solicitados a ler e-mails relacionados ao trabalho, mas de remetente desconhecido. Era necessário avaliar a competência e a cordialidade desta pessoa. Todos receberam mensagens similares, algumas com estes emojis de "carinhas", enquanto outros não. Os resultados demonstraram que a presença do emoji não afetou a percepção de cordialidade do autor do e-mail, mas a competência foi questionada.

A pesquisa foi publicada por seus autores no jornal local "Social Psychological and Personality Science" e revelou ainda que os participantes foram convidados a responder estes e-mails. As respostas foram mais detalhadas e com mais conteúdo relacionado ao trabalho — e também mais formais —, quando eram endereçadas aos autores que não utilizavam o emoji em seus textos.

Os autores da pesquisa alertam ainda que "um sorriso virtual ainda é um sorriso, mas não são corretos em comunicados relacionados a trabalho". "As pessoas tendem a entender que um emoji de sorriso é um sorriso real, mas o estudo indica que, em ambientes de trabalho, usá-lo pode ser incorreto", conclui o texto.

Qual é o melhor teclado de emoji? Opine no Fórum do TechTudo.

Mais do TechTudo