Por Melissa Cruz Cossetti, da redação

WhatsApp é rede social mais usada no Brasil; apps do Facebook dominam WhatsApp é rede social mais usada no Brasil; apps do Facebook dominam

O WhatsApp é a rede social mais usada no Brasil. O levantamento exclusivo é da Conecta, uma plataforma web do grupo IBOPE Inteligência no país. O mensageiro é o app social mais usado pelos internautas brasileiros, instalado nos celulares de 91% dos internautas que responderam a pesquisa. Facebook, Instagram, Messenger e Twitter fecham os cinco primeiros, mostrando todo o poder de Mark Zuckerberg. O microblog, porém, tem menos da metade dos usuários do Facebook Messenger. Skype, Snapchat, Pinterest, Telegram e Tumblr tem 25% ou menos do público.

A pesquisa foi realizada com dois mil internautas no mês de junho de 2017, usando o ConectAí Express, uma pesquisa trimestral, online e com cobertura nacional. Uma parcela bastante pequena, de 3%, disse que usa outros apps e outra, de apenas 1%, informou que não usa aplicativo de rede social no celular. YouTube e LinkedIn não estavam em as opções de resposta do questionário.

Apps de redes sociais mais usados no Brasil
WhatsApp é o app de social media mais usado pelos internautas brasileiros
Fonte: IBOPE/CONECTA

O cenário brasileiro é parecido com o global. Uma recente pesquisa da Statista revelou Facebook, WhatsApp e Messenger nos três primeiros lugares do ranking de aplicativos de social media mais usados no planeta. O WhatsApp, porém, não fica em primeiro porque, na China, sofre forte concorrência do WeChat, que aparece em quarto lugar. O Instagram, em quinto, é seguido por outros apps chineses Qzone e Weibo — ambos do grupo Tencent, forte rival do Facebook.

Usa muito WhatsApp? Descubra se você foi bloqueado

Dicas para saber se você foi bloqueado no WhatsApp

Dicas para saber se você foi bloqueado no WhatsApp

Qual a sua rede social favorita? Comente no Fórum do TechTudo.

Mais do TechTudo