Por Thiago Rocha, para o TechTudo


A Inteligência Artificial pode ser utilizada em diversas áreas, principalmente em favor da segurança pública. Pensando nisso, um grupo de pesquisadores do Reino Unido e Índia desenvolveram uma IA capaz de identificar pessoas que estejam com o rosto coberto, seja por óculos ou até mesmo por lenços.

Isso só é possível porque a tecnologia utiliza um algoritmo de aprendizagem que, basicamente, detecta os padrões do relevo do rosto, analisando e medindo mais de 14 pontos específicos. Por enquanto, a taxa de sucesso é de apenas 56%, mas essa porcentagem deve aumentar com o aperfeiçoamento da plataforma.

Inteligência Artificial identifica rostos cobertos — Foto: Divulgação/University of Cambridge

O sistema foi “treinado” com mais de quatro mil imagens coletadas em bancos de dados específicos. Metade dessas imagens contavam com planos de fundos limpos, enquanto as demais continham várias pessoas e elementos de diversos tipos e tamanhos, tudo isso para tornar a IA mais eficaz.

Inteligência Artificial identifica pessoas com lenços nos rostos — Foto: Divulgação/University of Cambridge

Por enquanto, a Inteligência Artificial ainda está em fase de desenvolvimento, porém a tecnologia já possui um futuro promissor na localização de criminosos ou na identificação de manifestantes que cobrem os seus rostos, por exemplo.

Mais do TechTudo