Por Filipe Garrett, para o TechTudo


As novas placas de vídeo Vega, da AMD, passam a oferecer suporte a instalações com até duas placas simultâneas, em vez das três ou quatros suportadas em gerações anteriores. Além da diminuição na quantidade de GPUs suportadas, a tecnologia da Advanced Micro Devices deixa de utilizar o nome CrossFire; usado ao longo de quase uma década, e passa a ser conhecida pelo termo mGPU. O suporte à nova tecnologia já está disponível via atualização do driver Crimson.

As novas placas Vega deixao de ostentar o CrossFire para adotar o mGPU — Foto: Divulgação/AMD As novas placas Vega deixao de ostentar o CrossFire para adotar o mGPU — Foto: Divulgação/AMD

As novas placas Vega deixao de ostentar o CrossFire para adotar o mGPU — Foto: Divulgação/AMD

A grande novidade é a decisão de acabar com a possibilidade de que gamers usem três ou quatro placas ao mesmo tempo. O suporte ao antigo CrossFire fica inalterado para quem tem uma, ou várias, placas de vídeo da AMD de gerações mais antigas (até DirectX 11 e inferiores). Essas GPUs permitem a utilização do CrossFire em combos de até quatro placas ao mesmo tempo.

Em relação aos modelos de nova geração, combos com mais de duas Radeon só serão possíveis em ambientes profissionais: servidores e workstations poderão aplicar o mGPU para até quatro placas. Vale lembrar que a rival Nvidia segue o mesmo modelo: as Geforce atuais também estão limitadas a instalações aos pares, com o uso de três ou quatro placas simultâneas restrito ao mesmo espaço profissional.

O uso de várias placas em um único computador nunca se mostrou uma solução viável. Com três ou quatro GPUs ao mesmo tempo, problemas de sincronização entre elas começam a aparecer e os resultados deixam de ser interessantes: o consumo de energia sobe muito e os resultados são bastante modestos. Em geral, por criar mais problemas do que soluções, há uma série de games que sequer oferece suporte a configurações multi-GPU.

Via PC World

Qual GPU é melhor para jogos atuais? Comente no Fórum do TechTudo

MAIS DO TechTudo