CBLoL 2017: esquenta para a partida traz raio-x dos finalistas

paiN e Team oNe vão se enfrentar pela vaga no Mundial neste sábado no Mineirinho, em Belo Horizonte.

email facebook googleplus pinterest twitter whatsapp

Por Beatriz Benini, para o TechTudo

A grande final do segundo split do CBLoL será disputada entre paiN Gaming e Team oNe no ginásio Mineirinho, em Belo Horizonte, neste sábado (dia 2/9) às 17h. As equipes venceram INTZ por 3 a 1 e RED Canids por 3 a 2, respectivamente, e agora vão definir a vaga para o Mundial em uma melhor de cinco jogos.

Raio-x: Pain e Team One

A paiN Gaming é a equipe de League of Legends mais famosa do Brasil. Com números impressionantes de seguidores em suas redes sociais, a equipe traz a experiência de ser campeã brasileira em 2013 e 2015 para repetir o feito em 2017. A Team oNe, por outro lado, é a estreante na competição que surpreendeu a todos com um estilo de jogo envolvente e focado nas team fights.

Final do segundo split do CBLoL será entre Pain e Team One (Foto: Reprodução/Felipe Vinha) Final do segundo split do CBLoL será entre Pain e Team One (Foto: Reprodução/Felipe Vinha)

Final do segundo split do CBLoL será entre Pain e Team One (Foto: Reprodução/Felipe Vinha)

Topo

O confronto da rota superior representa bastante o tom entre "tradição e novidade". Mylon, da paiN Gaming, está na equipe desde 2015 e ajudou a levá-la à vitória no CBLoL do mesmo ano. No Mundial de 2015, o atleta figurou ao lado de Kami. Já VVvert é um dos coajuvantes da Team oNe e chegou ao CBLoL apenas em 2017. A estreia não poderia ser melhor: chegar à final batendo a atual campeã brasileira, a RED Canids.

Mylon X VVvert (Foto: Arte/Beatriz Benini) Mylon X VVvert (Foto: Arte/Beatriz Benini)

Mylon X VVvert (Foto: Arte/Beatriz Benini)

Selva

Na jungle, Tay e 4Lan têm estilos bem diferentes. Tay, da paiN, é ótimo em diversas posições, mas ainda tem demonstrado algumas inseguranças com ganks no começo da partida. Porém, seus conhecimentos de rota - por ter jogado profissionalmente tanto no meio quanto no bot - dão uma vantagem na hora de saber quando pressioná-la. Por outro lado, 4Lan, da oNe, foi um dos melhores jogadores deste CBLoL com grandes atuações que levaram a sua equipe até a final do campeonato.

Tay X 4Lan (Foto: Arte/Beatriz Benini) Tay X 4Lan (Foto: Arte/Beatriz Benini)

Tay X 4Lan (Foto: Arte/Beatriz Benini)

Meio

Diferentemente da rota superior, Kami e Brucer são adversários há algumas temporadas no CBLoL. Enquanto Kami já foi considerado o "Faker brasileiro", Brucer está pela primeira vez chamando atenção com a Team oNe, já que por muitas vezes era reserva de suas antigas equipes. Porém, ambos os jogadores não vivem suas melhores fases. Será uma final bem equilibrada na rota do meio.

Kami X Brucer (Foto: Arte/Beatriz Benini) Kami X Brucer (Foto: Arte/Beatriz Benini)

Kami X Brucer (Foto: Arte/Beatriz Benini)

Atiradores

Matsukaze e Absolut foram os destaques de seus times nas vitórias durante as semifinais. Como o metagame atual foca bastante no poder dos atiradores, a maioria das estratégias deve ser feita em volta dos ADCs. Portanto, espere grandes abates em sequência dos dois lados e aguarde também por Tristana e Twitch nas mãos desses atletas. O jogador da paiN já rodou por diversos times no CBLoL, mas nunca chegou a uma final. Absolut, por outro lado, é mais um novato da Team oNe e com grande potencial.

Matsukaze X Absolut (Foto: Arte/Beatriz Benini) Matsukaze X Absolut (Foto: Arte/Beatriz Benini)

Matsukaze X Absolut (Foto: Arte/Beatriz Benini)

Suportes

Loop e Redbert se destacaram durante as semifinais da competição. Embora Loop tenha mais experiência com grandes torneios, Redbert mostrou que pode ser um ponto crucial para as vitórias da Team oNe, já que na maioria das vezes é ele quem inicia uma team fight - tão elogiadas durante o CBLoL. Loop é conhecido por ser bastante estrategista e mais calmo para as jogadas. Será ele quem vai definir quando a paiN vai querer uma luta contra a Team oNe.

Loop X Redbert (Foto: Arte/Beatriz Benini) Loop X Redbert (Foto: Arte/Beatriz Benini)

Loop X Redbert (Foto: Arte/Beatriz Benini)

As estratégias

Individualmente, a paiN Gaming conta com mais jogadores que podem decidir as partidas, porém eles têm muitas dificuldades para criar vantagem no começo do jogo. Esse fato deverá ser explorado pela equipe adversária, que é focada e especializada nas lutas em grupo aos finais das partidas. Mas a paiN sabe como reverter um erro cometido e como punir bastante um deslize adversário. A Team oNe deve procurar ganks cedos com 4Lan para dificultar as chances de a paiN levar o jogo no late game.

O meta atual gira em torno de campeões resistentes, com engage na rota superior e na selva, magos no meio e hyper carries e suportes com bastante defesa na rota inferior. Visto isso, teremos pouca movimentação no mid com exceção de uma escolha por Corki que tem grande mobilidade.

Tristana será uma das campeãs mais cobiçadas na final do CBLoL (Foto: Divulgação/League of Legends) Tristana será uma das campeãs mais cobiçadas na final do CBLoL (Foto: Divulgação/League of Legends)

Tristana será uma das campeãs mais cobiçadas na final do CBLoL (Foto: Divulgação/League of Legends)

Os picks e bans vão focar bastante em campeões com flexibilidade, hyper carries e defensores, como Tristana, Kalista, Galio, Janna, Gragas, Sejuani, Syndra, Orianna, Rakan, Xayah, Corki, Talyah e Alistar.

MAIS DO TechTudo