Compaq Presario CQ360: será que vale comprar o notebook 2 em 1? Confira

Notebook que vira tablet promete ter bom desempenho ao navegar na internet

email facebook googleplus pinterest twitter whatsapp

Por Thiago Rocha, para o TechTudo

Muitos não sabem, mas a Compaq foi adquirida em 2002 pela HP e, durante esses anos, a empresa tem lançado aparelhos de qualidade com preços acessíveis. Um exemplo disso, é o Presario CQ360, notebook 2 em 1, com Windows 10 e preço abaixo de R$ 1.600.

No entanto, o portátil vem de fábrica com bateria de apenas 2.200 mAh e um processador que não consegue executar tarefas mais complexas com eficiência. Pensando nisso, resolvemos fazer uma breve análise e descobrir se realmente vale a pena adquirir o notebook ou se é melhor juntar mais dinheiro e comprar outra máquina.

Compaq Presario CQ360 é um notebook híbrido (Foto: Divulgação/Compaq) Compaq Presario CQ360 é um notebook híbrido (Foto: Divulgação/Compaq)

Compaq Presario CQ360 é um notebook híbrido (Foto: Divulgação/Compaq)

Design

O Compaq Presario CQ360 é todo construído em plástico, pesa aproximadamente 1,5 kg e possui espessura de 2,19 cm, que o torna relativamente grosso, porém nada muito exagerado. A maior parte dele é cor branca, com exceção das bordas da tela e da área em volta do teclado que imita um metal prateado.

Tela

Um dos pontos que chama mais atenção nessa máquina, é o fato dele ser um híbrido. Isso permite que a tela sensível touch do equipamento gire 360 graus e trabalhe de quatro modos: notebook, tenda, tela e tablet.

Compaq Presario CQ360 tem tela de 11,6 polegadas (Foto: Divulgação/Compaq) Compaq Presario CQ360 tem tela de 11,6 polegadas (Foto: Divulgação/Compaq)

Compaq Presario CQ360 tem tela de 11,6 polegadas (Foto: Divulgação/Compaq)

Diferente de modelos como o Lenovo Yoga 500 e o 910, as dobradiças do Presario CQ360 não são fortes o bastante para aguentar os quatro modos que o portátil oferece, necessitando que o usuário tome cuidado ao girar a tela.

Além disso, o display de 11,6 polegadas com resolução HD (1366x768 pixels), consegue proporcionar uma qualidade de imagem razoável, nada muito surpreendente, até porque nessa faixa de preço tecnologias como o IPS, HDR e AMOLED não estão presentes.

Hardware e conexões

O cérebro dessa máquina é equipado com o fraco processador Intel Celeron N3050 Dual Core de 1.60 GHz, aliado a 4 GB de memória RAM e 500 GB de armazenamento interno. Esse hardware permite apenas que o usuário navegue na internet, assista filmes e execute tarefas simples que não necessitam de muito processamento.

Compaq Presario CQ360 em modo tablet (Foto: Divulgação/Compaq) Compaq Presario CQ360 em modo tablet (Foto: Divulgação/Compaq)

Compaq Presario CQ360 em modo tablet (Foto: Divulgação/Compaq)

A bateria pode deixar a desejar bastante, são apenas 2200 mAh capazes de entregar, em uso básico, até 2 horas e 30 minutos de display ligado. Por fim, o notebook conta com várias conexões: 3 USB 3.0, HDMI, cabo de rede RJ45, leitor de cartão e entrada conjunta para microfones e fones de ouvido.

Vale a pena?

Se você realmente precisa de um notebook 2 em 1 e não está disposto a pagar mais que R$ 1.600, então o Presario CQ360 pode ser uma boa opção. Pois, ele e o Dell Inspiron I11-3168-A10 são as únicas máquinas híbridas nessa faixa de preço, disponíveis aqui no Brasil. Tenha em mente que você levará para casa um produto básico.

Agora, se você procura uma máquina potente e não se importa muito com a tecnologia 2 em 1, existem modelos como o Samsung Essentials E34 e o HP 246 G5 que entregam hardware melhor por um preço semelhante.

Como montar um PC gamer? Comente no Fórum do TechTudo

MAIS DO TechTudo