Por Filipe Garrett, para o TechTudo


A Falls Creators Update — nova atualização do Windows 10, com previsão de lançamento para outubro — vai trazer duas mudanças de controle de privacidade. A primeira alteração diz respeito à própria instalação do pacote de atualização — e do sistema em si —, com uma declaração de privacidade mais clara, apresentada ao usuário de forma mais direta e que permite acesso facilitado a informações específicas. Já a segunda novidade tem a ver com permissões dadas a aplicativos que podem ter acesso aos seus dados pessoais. Veja mais detalhes sobre as modificações.

Windows 10 — Foto: Carolina Ochsendorf/TechTudo Windows 10 — Foto: Carolina Ochsendorf/TechTudo

Windows 10 — Foto: Carolina Ochsendorf/TechTudo

Fácil acesso a informações específicas de privacidade

Durante o processo de configuração haverá um link no termo exibido no qual o usuário poderá clicar para saber mais sobre determinado item. Com isso, você não precisa ler a declaração completa e ganha um jeito mais fácil de obter informações sobre uma configuração de privacidade específica.

Saiba mais sobre configurações específicas de privacidade — Foto: Divulgação/Microsoft Saiba mais sobre configurações específicas de privacidade — Foto: Divulgação/Microsoft

Saiba mais sobre configurações específicas de privacidade — Foto: Divulgação/Microsoft

Permissões para apps

Já é comum aplicativos pedirem permissão para ter acesso a detalhes como a localização do usuário, por exemplo. A partir dessa atualização, essas solicitações serão estendidas a outros recursos — como acesso à camera, microfone, contatos e calendário — de apps baixados da loja da Microsoft. Com isso, é possível escolher quais apps podem acessar informações de determinadas funções no computador.

Exemplo de mensagem sobre permissão de acesso à câmera a um novo app — Foto: Divulgação/Microsoft Exemplo de mensagem sobre permissão de acesso à câmera a um novo app — Foto: Divulgação/Microsoft

Exemplo de mensagem sobre permissão de acesso à câmera a um novo app — Foto: Divulgação/Microsoft

Ou seja, ao instalar o aplicativo para Windows 10 do Instagram, você verá um aviso explícito pedindo acesso à câmera do seu computador. Já um aplicativo de mensagens solicitará acesso a seus contatos e microfone. Da mesma forma, um app de mapas pode pedir acesso a dados de localização.

Segundo a Microsoft, esses novos avisos só serão exibidos em computadores com a atualização para o novo Creators Update e para novas instalações. Isso significa que essas permissões não serão exigidas para os apps que você já têm no PC — a não ser que você os desinstale e instale novamente.

Qual o melhor Windows de todos os tempos? Opine no Fórum do TechTudo.

Mais do TechTudo