Firefox Quantum: nova versão do navegador é mais rápida e econômica

Nova versão do Firefox já está disponível em fase beta e promete consumo de memória RAM 30% menor que a do Chrome.

email facebook googleplus pinterest twitter whatsapp

Por Filipe Garrett, para o TechTudo

O Firefox Quantum — projeto de redesenho e evolução do navegador Firefox — chegou à fase beta e está disponível para quem deseja testá-lo antes do lançamento oficial, previsto para 14 de novembro. O browser promete consumo de memória RAM 30% menor do que o Chrome, mais velocidade na hora de carregar páginas e uma interface gráfica completamente nova — com contornos minimalistas e que vai funcionar de forma mais eficiente em telas de resolução 4K.

Além disso, o Quantum conta com estruturas ideais para tirar melhor proveito de computadores mais atuais. Isto é, com processadores de múltiplos núcleos — uma vantagem na hora de carregar páginas. Já é possível baixar a versão beta do browser (mozilla.org/firefox/beta).

Firefox Quantum (Foto: Divulgação/Mozilla) Firefox Quantum (Foto: Divulgação/Mozilla)

Firefox Quantum (Foto: Divulgação/Mozilla)

Em vez de funcionar como um único grande processo em um dos núcleos do processador, o Firefox pode se distribuir entre eles, ganhando assim mais performance — já que isso permite que seu computador realize diversas tarefas relacionadas ao navegador ao mesmo tempo, e não uma de cada vez.

Outra melhoria permite que o navegador dê enfase às abas usadas no momento, colocando as periféricas em menor evidência. Segundo a Mozilla, a combinação desses fatores permite que o navegador consuma 30% menos RAM que o Chrome.

O vídeo faz uma comparação entre os navegadores:

Design

Em relação ao design, o Firefox Quantum tem aparência minimalista e apresenta guias quadradas, animações suaves e uma biblioteca que oferece acesso rápido ao que foi salvo, sejam marcadores, histórico, downloads, guias ou capturas de tela.

Firefox Quantum (Foto: Divulgação/Mozilla) Firefox Quantum (Foto: Divulgação/Mozilla)

Firefox Quantum (Foto: Divulgação/Mozilla)

O browser é compatível com os sistemas operacionais atuais e sensíveis ao toque, como o Windows 10, MacOS High Sierra, Android Oreo e iOS 11.

O que é o erro 324 no Firefox e Google Chrome? Troque dicas no Fórum do TechTudo.

MAIS DO TechTudo