Por Thomas Schulze, para o TechTudo


PES 2018 é o próximo jogo da tradicional série de simuladores de futebol da Konami. O título será lançado em 12 de setembro para PC, PlayStation 3, PS4, Xbox 360 e Xbox One, em sua versão mais realista até hoje, com direito a novos controles, recursos e modos de jogo. Descubra os cinco principais motivos para ficar de olho no game:

Espetáculo em campo

Inaugurado em versão ainda bem crua no polêmico PES 2014, o motor FOX engine evoluiu consideravelmente com o passar dos anos, e os bons resultados já podem ser vistos com facilidade, tanto nos detalhes da grama como nos efeitos de iluminação dos estádios.

PES 2018 - Gameplay da versão beta online

PES 2018 - Gameplay da versão beta online

PES 2018 ostenta um realismo sem precedentes em um simulador de futebol, com os mais belos modelos de atletas no mercado. Os replays são um show à parte, e os principais jogadores, como Iniesta, Messi e Cristiano Ronaldo, estão iguaizinhos às suas contrapartes reais!

PES 2018 terá atletas com realismo sem precedentes — Foto: Divulgação / Konami PES 2018 terá atletas com realismo sem precedentes — Foto: Divulgação / Konami

PES 2018 terá atletas com realismo sem precedentes — Foto: Divulgação / Konami

Resgate da tradição

Ausente desde o clássico PES 6, o tradicional modo três contra três está de volta em PES 2018, e permite jogar online junto ou contra até outros cinco amigos. PES também costuma dar atenção especial aos fãs brasileiros, e este ano não será diferente:

Além da narração de Milton Leite e comentários de Mauro Beting, os estádios Maracanã, Arena Corinthians, Vila Belmiro, Beira Rio, Mineirão, Morumbi e São Januário marcam presença em PES 2018, que também terá com exclusividade os times Corinthians, Flamengo e Vasco, ausentes no rival FIFA 18.

PES 2018 conta com estádios exclusivos, como São Januário — Foto: Divulgação / Konami PES 2018 conta com estádios exclusivos, como São Januário — Foto: Divulgação / Konami

PES 2018 conta com estádios exclusivos, como São Januário — Foto: Divulgação / Konami

Lendas e zoeiras

Apesar de ser um simulador sério, PES 2018 não esquece de seu papel como divertido videogame e toma diversas licenças poéticas. A mais notória delas é a presença do velocista Usain Bolt, que poderá ser escalado nos times do MyClub.

Além do atleta olímpico, grandes lendas do futebol também estarão à disposição dos jogadores. Figuras históricas como Maradona, Romário, Beckham e Sócrates também podem ser escalados e dão ainda mais brilho ao game.

Até o velocista Usain Bolt marca presença em PES 2018 — Foto: Divulgação / Konami Até o velocista Usain Bolt marca presença em PES 2018 — Foto: Divulgação / Konami

Até o velocista Usain Bolt marca presença em PES 2018 — Foto: Divulgação / Konami

Time inteligente

Como vimos em nosso teste durante a E3 deste ano, a inteligência artificial dos times foi bem aprimorada na edição deste ano. Tanto os companheiros de equipe como os adversários se movimentam constantemente em busca da melhor posição no campo.

Com isso, criar jogadas de efeito está mais fácil do que nunca. A física também foi retrabalhada com novas áreas de contato no corpo, o que aumentou as formas de dominar a bola. No entanto, os goleiros ainda pareciam estranhos e um pouco burros na última demo liberada, então será interessante ver se isso será sanado até o lançamento do game.

O time está mais inteligente em PES 2018, mas os goleiros seguem problemáticos — Foto: Divulgação / Konami O time está mais inteligente em PES 2018, mas os goleiros seguem problemáticos — Foto: Divulgação / Konami

O time está mais inteligente em PES 2018, mas os goleiros seguem problemáticos — Foto: Divulgação / Konami

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

Fartura de modos de jogo

PES 2018 traz de volta os modos MyClub, PES League, treinamentos, partidas rápidas e rankeadas online, mas praticamente tudo foi atualizado e retrabalhado. Com as novas ferramentas de edição de ligas, está mais fácil do que nunca criar o seu próprio campeonato como desejar.

Além disso, o cenário competitivo estará mais justo do que nunca, já que desta vez será possível nivelar os dois times que se enfrentam. Por exemplo, um jogador pode escalar a Seleção Brasileira enquanto outro joga com a Juventus, mas ambos os times têm o mesmo desempenho e rendimento, então tudo é decidido através do talento com o joystick!

PES 2018 permite nivelar todos os times para a mesma habilidade — Foto: Divulgação / Konami PES 2018 permite nivelar todos os times para a mesma habilidade — Foto: Divulgação / Konami

PES 2018 permite nivelar todos os times para a mesma habilidade — Foto: Divulgação / Konami

O que você espera de PES 2018? Comente no fórum do TechTudo!

MAIS DO TechTudo